Experiências científicas para despertar a curiosidade dos seus filhos

Estas atividades baseadas em plantas vão ensinar a ciência da primavera às crianças.

Publicado 12/04/2021, 12:17 WEST
OG Girl With Plant - Spring Science Experiments
Cute little girl opens the lid and peeks into the jar with the plant. (No location given)
Fotografia de KuznetsovDmitry / Getty Images

Os seus filhos não são os únicos que sentem mais energia quando chega a primavera – o mundo natural também.

“Em última análise, a primavera é o regresso do sol”, diz Jack Dumbacher, curador de ornitologia e mamalogia da Academia de Ciências da Califórnia.

“A luz solar é a fonte de combustível para grande maioria da vida na Terra.” Assim, à medida que o hemisfério norte se inclina em direção ao sol, inicia uma série de mudanças.

Por exemplo, as plantas têm fitocromo nos seus caules, folhas e flores. Este fitocromo é ativado pela luz e desencadeia um processo que faz com que os botões comecem a brotar quando as noites ficam mais curtas.

Use estas experiências para responder às perguntas mais comuns que os seus filhos possam ter sobre o mundo natural durante a primavera, como por exemplo como é que as plantas produzem oxigénio ou como é que as sementes crescem. Quiçá, o seu quintal até se pode transformar num laboratório de ciências!

Veja uma folha a respirar – e a fotossíntese

Estas bolhas são oxigénio!

Fotografia de McKenna Becker

Precisa de: 
• Folha (Nós usámos uma folha de nasturtium.)
• Tigela com água
• Pedra

Como fazer: Dê um passeio e apanhe uma folha grande de uma planta. Encha uma tijela com água e coloque a folha lá dentro. (Pode ser necessário usar uma pedra para manter a folha submersa.) Coloque a tigela sob luz solar direta. Passadas algumas horas, devem surgir bolhas a formar-se na superfície da folha.

Ciência interessante: A luz solar é mais fraca e menos abundante no inverno, pelo que as plantas conservam a sua energia ficando num estado de dormência, no qual deixam cair as folhas e param de crescer. Mas, na primavera, quando a luz do sol e a água são mais abundantes, as plantas podem começar a crescer novamente – e as folhas ajudam.

As folhas têm uma substância chamada clorofila que absorve a luz do sol, e também absorvem água pelas raízes da planta e dióxido de carbono do ar. A clorofila mistura estes ingredientes para criar glicose – que a planta utiliza para obter energia e, eventualmente, para fazer as suas células – e oxigénio.

A planta não necessita de todo o oxigénio que absorve, expelindo esse elemento extra através das folhas. Ao colocar a folha na água, o oxigénio sai da folha na forma de bolhas – é a fotossíntese em ação. (Bónus: Ao verem o oxigénio que respiramos a sair das folhas, as crianças vão compreender porque é que as plantas são tão importantes para o ambiente.)

Faça uma mini-estufa – e aprenda como as sementes brotam

Nós usámos frascos para fazer esta experiência.

Fotografia de McKenna Becker

Precisa de: 
• Sementes (Nós usámos rúcula, mas pode usar sementes de citrinos.)
• Terra
• Recipiente pequeno (pode ser um frasco)
• Recipiente grande e transparente que dê para cobrir o recipiente mais pequeno (como um jarro grande de vidro ou uma garrafa de refrigerante de um litro cortada ao meio)

Como fazer: Reúna as sementes. (Se quiser usar sementes de citrinos, lave as sementes para remover quaisquer bactérias e deixe-as de molho durante 24 horas.) Encha um pequeno recipiente com terra, coloque as sementes a uma profundidade de cerca de um centímetro e humedeça a terra. De seguida, coloque o recipiente maior por cima do recipiente mais pequeno e coloque a mini-estufa num local com sol. Passados alguns dias, vai reparar que as plantas começam a crescer.

Ciência interessante: Ao cobrir a planta com um recipiente transparente, cria uma mini-estufa que imita o clima quente e húmido da primavera.

As sementes precisam de três coisas para germinar: água, oxigénio e calor. A estufa ajuda a reter o calor do sol e a humidade no solo, criando um microclima perfeito para estimular a germinação das sementes. Quando o revestimento da semente sente que o solo húmido atingiu os cerca de 20 graus centigrados, envia um sinal para que a semente se abra e deixe entrar água e oxigénio.

Assim que as mudas brotam, o ambiente húmido da estufa ajuda as plantas a crescer. Isto acontece porque as plantas inalam dióxido de carbono através de pequenos orifícios chamados estomas que têm nas folhas, e que se abrem no ar húmido.

Teste a memória das abelhas – e observe estes animais a aprender

Use tigelas com água e uma tigela com água e açúcar para testar a memória das abelhas.

Fotografia de McKenna Becker

Precisa de: 
• Panela
• Água
• ¼ chávena de açúcar
• 5 tigelas transparentes
• 4 folhas de papel branco
• 1 folha de papel colorido vermelha (ou uma folha pintada de vermelho)

Como fazer: Aqueça o açúcar numa panela com água até o açúcar se dissolver por completo. Deixe arrefecer. Encha quatro tigelas transparentes com água e coloque-as por cima das folhas brancas. Encha a última tigela com água e açúcar e coloque-a por cima da folha vermelha. Coloque os pratos em fila ao ar livre.

Nos dias seguintes, observe se há abelhas a rondar as tigelas. Para qual voam primeiro? Poucos dias depois de ver abelhas na tigela que tem água com açúcar, mude a tigela de posição – juntamente com o papel colorido. As abelhas continuam a preferir essa tigela?

Depois, troque os papéis de maneira a que o papel colorido fique sob uma tigela que só tem água. O que acontece nos dois dias seguintes? Agora, deixe os papéis onde estão, mas troque a tigela que tem água com açúcar por outra tigela só com água e com papel branco por baixo. Como é que as abelhas reagem?

Ciência interessante: Durante o inverno, as abelhas aglomeram-se num estado de hibernação para sobreviver ao frio. Quando chega o tempo quente, as abelhas deixam a colmeia para procurar alimento, ou néctar, que é água açucarada produzida pelas plantas.

As abelhas encontram alimento através da visão e do olfato e, apesar de não conseguirem ver cores como os humanos, conseguem distinguir cores, padrões e até mesmo luz ultravioleta. As flores de cores mais vivas (ou seja, o papel vermelho) criam um alvo para as abelhas e outros polinizadores – é por essa razão que as flores são tão coloridas.

As abelhas têm boa memória, portanto, assim que uma abelha associa algo a comida, é provável que regresse. As abelhas provavelmente serão atraídas para o papel vermelho, mas também conseguem localizar a água com açúcar através do olfato, mesmo sem o papel vermelho. Observe se as abelhas seguem o papel colorido e com que rapidez encontram a nova posição da água com açúcar.

Disseque uma flor – e observe como as plantas se reproduzem

Flor dissecada e rotulada numa placa.

Fotografia de McKenna Becker

Precisa de: 
• Papel ou folhas de um bloco de notas
• Caneta ou marcador
• Flor (Nós usámos uma rosa, mas as tulipas, os lírios e os narcisos também servem.)
• Tesoura

Como fazer: Separe as partes da flor pela ordem que se segue e coloque cada uma num pedaço de papel separado com a etiqueta correta:
• Caule
• Sépalas (as folhas na base das pétalas)
• Pétalas
• Estames (os bocados que parecem pequenos caules com pontas cobertas de pólen)
• Pistilo (talo ou talos centrais, dependendo do tipo de flor, que se estendem diretamente a partir da base da flor)
• Ovário (o bolbo que sobra; corte-o ao meio para conseguir ver os ovos no interior da flor)

Ciência interessante: Cada parte da flor ajuda-a a sobreviver e a reproduzir. O caule contém água e nutrientes para a planta, as folhas produzem alimento através da fotossíntese e as sépalas protegem a flor quando esta é apenas um botão.

As pétalas de cores vivas e com um aroma doce atraem insetos polinizadores como as abelhas. Quando um inseto vai comer o néctar (as glândulas de néctar podem estar nas pétalas, pistilos ou estames, dependendo do tipo de flor), parte do pólen do estame fica colado aos pelos do inseto.

Quando o inseto visita outra flor, o pólen passa para o pistilo dessa nova flor. Eventualmente, o pólen desce pelo pistilo até ao ovário, que fertiliza os ovos da planta. Depois, crescem novas sementes e são geradas novas flores.
 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados