O melhor de Outubro 2017
Um pastor em Beysehir, na Turquia, alimenta um cordeiro após a morte da sua progenitora. Terá que continuar a fazê-lo, já que o cordeiro não criou uma ligação com a ovelha adotiva, à direita. O pastor usa uma espécie de capote, um casaco tradicional dos pastores que desde os ombro até aos calcanhares.
Fotografia de Seyit Konyali
Os raios de sol brilham dentro de água à medida que um mergulhador nada num cenote no México. "É uma experiência única e impressionante, a de um fotógrafo subaquático" diz o fotógrafo Fabrice Guerin. "O misticismo, beleza e exuberância destas paisagens subaquáticas fazem-me sentir como se estivesse a descobrir novos mundo."
Fotografia de Fabrice Guerin
A Ponte de Akashi Kaikyō faz a ligação entre a Ilha de Awaji e Honshu, a maior ilha japonesa. A ponte tem quase 4 quilómetros e é diariamente utilizada por 23 000 carros aproximadamente.
Fotografia de Tomoshi Hara
Um agricultor encaminha os seus bois para dentro de um camião, na pequena cidade italiana de Montanesi. É o dia do Festival de San Rocco, o Santo Padroeiro da cidade. Haverá comida, música e festa, assim como um pequeno desfile que inclui um conjunto de bois a transportar um crucifixo enorme.
Fotografia de Andy Moor
Perto da cidade de Kalambaka, na Grécia, seis mosteiros Ortodoxos foram construídos no topo de uma série de formações rochosas elevadas, chamadas Metéora. Nesta fotografia aparece o Mosteiro Roussanou, fundado a meio do século 16. Hoje em dia, é habitado por um grupo de freiras.
Fotografia de Veselin Atanasov
Enquanto fotografava no Paruqe Nacional do Serengeti, na Tanzânia, a fotógrafa Sonalini Khetrapal cruzou-se com um grupo de chitas a banquetearem-se com uma cabra-de-leque (pequena gazela). "Foi fascinante ver os irmãos abraçarem-se intermitentemente e lamberem o sangue do focinho um do outro enquanto a mãe estava de guarda". Sonalini também comenta que "esta fotografia capta a dureza da vida selvagem ao mesmo tempo que nos enternece com a forte ligação entre os dois irmãos."
Fotografia de Sonalini Khetrapal
O fotógrafo Øyvind Blomstereng diz que esperou anos até conseguir captar esta fotografia na sua cidade natal de Trondheim, na Noruega. "Estava lua cheia e uma pressão baixa ao longo do litoral nesta zona da Noruega", explica. "Normalmente, existe uma distância desde o cais até ao rio ... mas não nesta manhã."
Fotografia de Øyvind Blomstereng
Enquanto conduzia pelo Norte da Califórnia, o fotógrafo Josh Heidebrecht teve um momento fotográfico quando ele e o seu amigo encostaram o carro para ver o que podiam encontrar no bosque. "Enquanto explorávamos, o som de um esquilo fez-me olhar para cima", relembra. "Felizmente tinha comigo a minha lente grande angular e consegui captar esta perspetiva com árvores parcialmente queimadas por cima de nós, num silêncio inquietante."
Fotografia de Josh Heidebrecht
Desde 1983 que a Ilha de Coney, em Brooklyn, Nova Iorque, organiza um desfile de sereias como celebração do início do verão. Mais de 1,500 pessoas usam fatos elaborados e artísticos e passeiam pelas redondezas. Nesta fotografia, uma participante posa para um retrato.
Fotografia de Matías González
No Mar Vermelho, ao longo da costa do Egito, um mergulhador nada perto de um recife artificial com forma de elefante. À medida que os recifes de coral à volta do mundo ficam ameaçados, os recifes artificiais são uma ajuda para os ecossistemas subaquáticos, e a abordagem artística de alguns deles também os torna apelativos à visita de entusiastas das profundezas.
Fotografia de Guillaume Bihet
Crianças Nenet posam para uma fotografia numa zona rural da Rússia. O povo Nenet são nómadas indígenas que vivem perto do Ártico. O fotógrafo Kamil Nureev diz que a cada ano, as crianças Nenet vão embora para internatos e sonham em poder voltar para casa.
Fotografia de Kamil Nureev
Na Índia, um grupo de mulheres trabalha numa fábrica de tijolos, cobertas de poeira. À medida que a urbanização na Índia se desenvolve, a procura por tijolos é bastante alta. Os trabalhadores frequentemente enfrentam condições degradantes, com jornadas de 18 horas diárias e um salário muito baixo.
Fotografia de Tejal Mewar
Visto de cima, este bairro na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, parece normal e calmo. Mas no seu interior, a realidade é diferente, comenta o fotógrafo Tan Diep Bao. Esta área, chamada Black Water Hamlet, foi originalmente habitada por trabalhadores imigrantes que construíram casas de madeira. "Tornou-se numa espécie de favela com muito mau ambiente", diz Tan Diep Bao. "Estes canais estão cada vez mais poluídos com desperdícios."
Fotografia de Tan Diep Bao
Uma tratadora de leões italiana descansa com um dos leões com que trabalha. A fotógrafa Nader Saadallah fotografou-a durante o seu trabalho e comenta "Ela trata os leões como se fossem os seus filhos. Ela dorme e brinca com eles todos os dias."
Fotografia de Nader Saadallah
Um grupo de crianças brinca nas águas de uma fonte com degraus em Jodhpur, Rajasthan, na Índia. A fonte, chamada Toorji Ka Jhalra, foi construída nos anos 40 do século 18 e permanece um destino popular, tanto para os turistas como para os locais. O fotógrafo Shyam Prasad S. explica "A arquitectura desta fonte com degraus é única e a sua água é tão límpida que muitas pessoas vêm para arrefecer os seus corpos e voltar à sua rotina atarefada."
Fotografia de Shyam Prasad S.
No Centro Martin Mere Wetland, em Burscough, na Inglaterra, um flamingo chileno pára para se alimentar. No seu esforço de conservação, o Centro trabalha com Zoos por toda a Inglaterra e Irlanda para a reprodução e proteção destes flamingos.
Fotografia de Ivan Vidakovic
No Paquistão, perto da fronteira do Afeganistão, um caçador de patos e o seu cão aguardam durante uma manhã calma. O engodo flutua no lago, atraindo os patos da Sibéria enquanto estes fazem a sua migração sazonal.
Fotografia de Irfan Turi, National Geographic Your Shot
Os pantanais em Cádiz, Espanha, formam padrões complexos quando se interligam com as planícies de sal. A fotógrafa Aya O. tirou fotografias desde um pequeno avião durante o pôr-do-sol, dando várias voltas até conseguir a melhor fotografia.
Fotografia de Aya O., National Geographic Your Shot
No Parque Nacional de Chobe, no Botswana, um elefante dá-se um banho de pó a ele próprio, com a ajuda da sua tromba. O pó espalhado pelo corpo ajuda a manter a pele saudável e a afastar parasitas
Fotografia de Nick Dale, National Geographic Your Shot
Um homem prepara um balão de ar quente antes de levantar voo em Ho Chi Minh, no Vietname. Quando cheio e no ar, os balões de ar quente pesam em média duas toneladas.
Fotografia de Trung Pham
Um trabalhador do Sheldrick Wildlife Trust, no Quénia, partilha um momento ternurento com uma cria de elefante. O fotógrafo I. Ogila explica, "Quando os caçadores furtivos matam elefantes adultos pelo marfim, os mais novos ficam desnorteados e dificilmente sobrevivem sozinhos no meio selvagem." Mas ao ficarem ao cuidado da Trust, "têm a oportunidade de viver e de morrerem apenas pela idade."
Fotografia de I. Ogila
A Linha Tadami é uma rota de comboio que se prolonga por 135 km, no Japão. "A vista desde o comboio é impressionante," comenta o fotógrafo Teruo Araya. "O percurso passa por diversas pontes rodeadas de cerejeiras em flor na primavera, verdejantes no verão, como folhagem colorida no outono e com neve no inverno."
Fotografia de Teruo Araya, National Geographic Your Shot