Fotografia do dia: Outubro 2021

Um balão de ar quente decorado como uma abóbora iluminada move-se sobre a paisagem coberta de névoa do nordeste do Tennessee. Um artigo na edição de maio de 1986 documentou uma era de crescimento económico no estado.
Pétalas de amendoeiras espalham-se no chão à volta de colmeias que são deslocadas de pomar em pomar, por todo o país, para polinizar as culturas. A indústria da amêndoa é tão grande que os especialistas estimam que 70% das abelhas com um uso comercial são utilizadas para polinizar amendoeiras.
Um grupo de girafas percorre a planície de Gara no Parque Nacional de Zakouma, Chade. O parque foi fundado na década de 1960 para proteger a girafa Kordofan, criticamente ameaçada de extinção. Atualmente, estima-se que existam apenas 2.000 girafas Kordofan selvagens, sendo que a maioria vive em Zakouma.
Decorada com uma coroa de cartão e uma cortina a fazer de roupão, uma menina de oito anos do povo Nenet proclama ser uma "princesa tundra". Os Nenets são um povo indígena do Ártico russo que pastoreia renas numa migração de 1285 quilómetros de ida e volta todos os anos.
Uma plataforma do metro de Nova Iorque na década de 1960 é invadida por uma onda de passageiros. Em 2019, antes da pandemia de COVID-19 mudar os hábitos de deslocação na cidade, a rede de metro proporcionou um total de 1.697.787.002 viagens.
Enquanto Salt Lake City se preparava para acolher os Jogos Olímpicos de 2002, a National Geographic publicou uma peça sobre a zona, que assistia a uma explosão populacional e de desenvolvimento. Nesta imagem, uma rapariga brinca em cima de abóboras na quinta da sua família em Draper, Utah, 32 quilómetros a sul de Salt Lake City.
Na Sardenha, Itália, as mulheres preparam culurgiones, uma massa recheada com batata, queijo pecorino, e hortelã. Esta imagem foi publicada num artigo de janeiro de 2020 sobre como certos alimentos regionais podem contribuir para uma vida longa.
Em Nova Iorque, um pasteleiro decora um bolo para comemorar o 15º aniversário das Nações Unidas em 1960. A edição de setembro da National Geographic do ano seguinte documentou as atividades internas da ONU, bem como o seu trabalho no mundo.
Um artista pinta o porto de Cala Figuera na ilha espanhola de Maiorca. Um artigo de maio de 1957 documentou o aumento de visitantes nas Ilhas Baleares.
Um artigo na edição de julho de 2015 seguiu as pegadas de Mahatma Gandhi em toda a Índia. Nesta imagem, dois estudantes posam à frente do seu retrato na escola que fundou para Dalits, outrora conhecidos como os "Intocáveis", em Ahmadabad, Gujarat.
Uma tuatara agarra-se a uma rocha perto da costa da Nova Zelândia. As tuataras são apelidadas de "fósseis vivos", pois a sua aparência não se alterou muito desde o período Jurássico.
O nevoeiro matinal invade uma floresta outonal no Parque Nacional de Acadia, no Maine. O parque é um dos mais pequenos do país, mas chega a receber mais de três milhões de visitantes por ano.
O Masjid al-Haram em Meca, Arábia Saudita, é o local mais sagrado do Islão. Os muçulmanos praticantes rezam na direção de Meca cinco vezes por dia, não importa onde se encontrem no mundo.
Um artigo na edição de janeiro de 1969 documentou a ilha de Taiwan e a sua tensão com a China comunista. Nesta fotografia, soldados taiwaneses na ilha de Quemoy libertam balões cheios de panfletos de propaganda que chegarão à China continental.
Em Guanzhuang, China, um homem faz gua mian, uma massa tradicional que é um prato principal na província de Henan. Esta fotografia foi publicada originalmente num artigo de junho de 2009 que documentou a escassez de alimentos à volta do mundo.
Uma réplica do Mayflower navega para o porto de Nova Iorque em julho de 1957, escoltado por barcos e um dirigível. O navio foi construído em Inglaterra e navegou pelo Oceano Atlântico, encontrando-se agora atracado permanentemente em Plymouth, Massachusetts.
Uma rapariga percorre um caminho idílico na cidade de Tylerton, na ilha Smith de Maryland. Um artigo da edição de maio de 1957 examinou a história e o legado do Capitão John Smith, homenageado pela designação da ilha. Atualmente, vivem menos de 300 pessoas em Tylerton, e devido às alterações climáticas estima-se que a ilha sofra uma erosão total até 2100.
Nesta imagem da edição de julho de 1915, um carro conduz sob as imponentes sequoias na Califórnia. Estas são as árvores mais antigas e maiores do mundo. Conseguem atingir alturas de 75 a 90 metros e viver durante 2.000 anos.
No Oceano Índico, ao largo da costa do Sri Lanka, dois mergulhadores tentam cortar uma rede de pesca da cauda de um cachalote. Nos anos 60, a caça ao cachalote quase conduziu à sua extinção, mas agora as proteções internacionais estão a permitir a recuperação lenta da espécie.
Um agricultor na Califórnia conduz um veículo todo-o-terreno na sua vinha para examinar as videiras. Entre as vinhas crescem aveia e ervilhaca, que mantêm as ervas daninhas afastadas, criam espaço para insetos benéficos, e enriquecem o solo. Esta imagem apareceu num artigo de dezembro de 1995 sobre o movimento da agricultura sustentável.
Numa quinta no Kentucky, as raparigas brincam durante uma pausa de um retiro de um dia para mães e filhas, para as ajudar a compreender e apreciar os seus corpos em mudança. Esta fotografia apareceu na edição de janeiro de 2017, que foi inteiramente dedicada ao género.
Um urso-pardo faz uma sesta após a pesca no Parque Nacional de Katmai, Alasca. O parque, maior do que o estado de Connecticut, alberga uma das maiores populações protegidas de ursos no mundo.
Em Kelly Hill Caves na ilha Kangaroo, Austrália, os guias do parque procuram ossos de antigas megafaunas que outrora povoaram o país. A súbita extinção de animais gigantes, que se acredita ter acontecido pouco depois da chegada dos humanos há cerca de 13.000 anos, tem desconcertado os cientistas durante décadas.
Em Forbesganj, Índia, as raparigas fazem uma pausa entre as aulas na escola para raparigas Kasturba Gandhi. As raparigas são consideradas vulneráveis e a escola é gerida por uma instituição de caridade cuja missão é acabar com o tráfico sexual.
Os estudantes marcham em comemoração do Dia Ohi - também conhecido como "Dia do Não" - na aldeia de Chora, na ilha de Amorgos, Grécia. Em 1940, Itália exigiu que a Grécia se rendesse em vez de manter a neutralidade na Segunda Guerra Mundial. O primeiro-ministro Ioánnis Metaxás recusou, alinhando a Grécia com os Aliados e conduzindo a nação para a guerra.
Alguns exploradores estão em Cueva del Panal, uma caverna fluvial em Valle de Viñales, Cuba. Dentro de cavernas como estas jazem ossos de preguiças extintas e outros mamíferos desaparecidos. Esta fotografia foi publicada na edição de novembro de 2003, como parte da viagem de cinco meses do fotógrafo Steve Winter para documentar as maravilhas naturais de Cuba.
Para um artigo na edição de agosto de 1955, o escritor da National Geographic Ralph Gray levou a sua família na sua carrinha para seguir a rota do século XVIII do comerciante de peles Alexander Mackenzie, que começou em Montreal e terminou em Bella Coola, na Colúmbia Britânica. Nesta imagem, duas das crianças lavam o carro enquanto param em Clear Lake, Manitoba.
O artigo de capa da edição de dezembro de 1999 era sobre as chitas e as ameaças que enfrentam os seus habitats. Neste grande plano de uma cria no Delta do Okavango, Botsuana, é possível ver sangue no seu focinho, um vestígio da sua última refeição.
Uma mulher apanha folhas de outono em White Sulphur Springs, West Virginia. Esta fotografia foi publicada originalmente num artigo de junho de 1976 sobre o crescimento económico e populacional que o estado vivia na altura.
Em Karaj, Irão, um rapaz acende uma vela em homenagem ao Mehregan, um festival zoroastriano também conhecido como Festival Persa do Outono. O festival honra a divindade da religião, responsável pela amizade e o amor.
Uma variedade de frutas e vegetais de mercados de luxo em Manhattan imita uma natureza morta. Publicada originalmente na edição de julho de 2014, a fotografia ilustra a variedade de produtos disponíveis nos Estados Unidos, mesmo que tenham de ser transportados por milhares de quilómetros.