Imagens Intimidantes do Parque Nacional de Gunnison
O Black Canyon do Parque Nacional Gunnison oferece aventura a um nível impressionante.

“Temos os penhascos mais altos do Colorado, e isso é especial porque o Colorado tem muitos penhascos”, diz Ryan Thrush, guarda florestal do distrito de Black Canyon. Os escaladores – como o alpinista profissional Jon Cardwell, na imagem a atravessar uma área 600 metros acima do rio – usam equipamento tradicional nas escaladas notoriamente difíceis.
Os visitantes que querem fazer observação de estrelas com qualidade podem fazê-lo no Black Canyon, que tem a designação Parque Internacional Dark Sky. Nesta parte remota do Colorado, só algumas luzes da pequena cidade de Hotchkiss brilham ao lado das estrelas – e do cometa Neowise, visível em 17 de julho de 2020.
Os miradouros de Black Canyon atraem muitos viajantes. Os passeios panorâmicos levam os visitantes desde o rio Gunnison até à Orla Sul. A partir daí, são cerca de três horas a pé até à Orla Norte, onde uma estrada de gravilha oferece uma experiência ainda mais remota.
Os trilhos do parque serpenteiam por florestas de pinheiro-zimbro, arbustos e artemísia. Os observadores de aves podem avistar falcões-da-pradaria e águias-reais, e raridades como o tetraz-de-gunnison e aves canoras como a Gymnorhinus cyanocephalus e a Oreoscoptes montanus. Mas a conservação não é fácil. As ervas daninhas invasoras, como este cardo almiscarado, expulsam as espécies nativas das quais os polinizadores dependem, pelo que a equipa do parque controla ativamente estas espécies.
As escaladas no Black Canyon exigem experiência e compromisso. “É melhor estar preparado para fazer a rota, porque falhar não é uma opção”, diz o fotógrafo Keith Ladzinski.
A popularidade de Black Canyon está a crescer, com um aumento acentuado de visitantes nos últimos três anos, embora continue a ser o parque menos visitado do Colorado, com quase 430.000 visitantes em 2019.
“É realmente um parque de dois mundos”, diz Ryan Thrush, guarda florestal do Parque Nacional de Gunnison. “Tem ótimos miradouros e lugares que qualquer pessoa consegue aceder lá em cima, mas lá em baixo é muito, muito acidentado e desafiador.”
Fora do parque, esta casa de um rancho chamou a atenção de Keith Ladzinski porque se encaixava na paisagem árida e acidentada em torno de Black Canyon.
Há inúmeras oportunidades de recreação dentro e fora do parque. Os cavalos são permitidos num dos locais remotos da Orla Norte – no trilho Deadhorse. No inverno, a estrada da Orla Sul está encerrada e os esquiadores cross-country aproveitam para desfrutar do parque.
“O Black Canyon de Gunnison é único, porque apanha-nos de surpresa”, diz o fotógrafo Keith Ladzinski, que vive em Boulder. “Estamos a caminhar pela floresta plana de pinheiro-zimbro e, de repente, surge uma fatia de Terra – pouco mais larga que 300 metros em alguns pontos. É algo que nos atrai.”
As árvores de zimbro estão bem adaptadas às condições adversas e rochosas de Black Canyon. Estas árvores retorcidas – com cerca de 700 anos de idade – têm uma raiz principal que se enterra nas fendas das rochas para procurar água, por vezes até penetram nas encostas dos penhascos.
Apesar de o parque ter encerrado durante pouco tempo em abril de 2020 e, quando reabriu, os visitantes terem sido incentivados a respeitar as diretrizes dos CDC sobre o distanciamento social, o uso de máscara não é oficialmente obrigatório.