Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's: a História do Museu Português de 2020

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's é o mais antigo estúdio de fotografia do país. Permanece há quatro gerações na mesma família e foi galardoado com o Prémio Museu do Ano 2020.

Published 21/01/2021, 09:49 WET
Atelier Fotográfico do Museu de Fotografia da Madeira

Entrada para a antecâmara do Atelier Fotográfico do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s.

Fotografia de Marco Gonçalves

O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s reúne um vasto espólio composto por cenários, máquinas fotográficas e um arquivo fotográfico com cerca de 800 mil negativos, dos quais 400 mil são da coleção Vicentes, já catalogados, datados entre 1870 e 1978.

Inaugurado em 1863, por Vicente Gomes da Silva, manteve-se ativo até 1978. Nesse ano, o edifício que o abrigava, no coração de Funchal, assim como o espólio, com mais de 1,5 milhões de negativos, foram adquiridos pelo Governo Regional da Madeira.

Em 1863 a casa volta a abrir ao público. Passados três anos, Vicente Gomes da Silva recebeu o título de fotógrafo da imperatriz da Áustria, Isabel da Baviera - a legendária Sissi. No ano de 1903, recebeu um novo título – fotógrafo da Casa Real Portuguesa.

Esquerda: Máquina de atelier construída por Vicente Gomes da Silva, Júnior em 1885 com quadro intermediário e lente DallmeAyer 3-B Nº 11656 com adaptador para diafragmas.
Direita: Lanterna Mágica Aubert, Rainurée do fabricante Louis Aubert. Modelo dito de Lampascope c. 1880.

Fotografia de Marco Gonçalves

O atelier converte-se em museu

Foi em 1846 que Vicente Gomes da Silva iniciou a sua atividade como gravador e, em 1856, iniciou-se na arte da fotografia, a partir da sua residência. Em 1865, mudou-se para a Rua da Carreira, onde construiu, nos jardins, o seu atelier fotográfico.

O trabalho de Vicente Gomes da Silva era valorizado e o seu estúdio tornou-se dos mais bem apetrechados do século XIX. Este museu de fotografia já passava quatro gerações na mesma família e, após um novo período fechado, abre ao público como museu em 1982.

É encerrado, desta vez para obras, em 2014, tendo a reabilitação do prédio compreendido 1,2 milhões de euros do executivo, e 500 mil euros, de comparticipação comunitária de 85%, no restauro e salvaguarda do acervo.

Reabriu a 29 de julho de 2020, com uma exposição temporária intitulada “Tesouros da Fotografia Portuguesa do século XIX”, e mantém uma exposição permanente que representa vários autores incluídos no acervo, de que faz parte o espólio de praticamente todas as grandes casas madeirenses de fotografias dos séculos XIX e XX.

Museu do Ano 2020

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) destacou o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s com o Prémio Museu do Ano 2020.

O museu de fotografia vai agora receber um troféu em vidro, desenhado por Fernando Quintas, pintor e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade Nova de Lisboa. A ambição é de que o museu seja uma referência ao nível nacional para projetar a Madeira internacionalmente nesta área.

Pátio de entrada para o Atelier do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

Fotografia de Marco Gonçalves

A cerimónia foi organizada online, onde foi apresentado o palmarés com 32 prémios relativos ao ano anterior. Atribuídos a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor, em todo o país.

A APOM recebeu 208 candidaturas de instituições de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos expositivos portugueses no estrangeiro. Nesta edição, entre as personalidades na área da museologia, também se distinguiram a museóloga Alda Costa e o arqueólogo Cláudio Torres.

Destacados autores e obras desconhecidas

Para além de manter a memória do atelier original, o museu de fotografia do arquipélago da Madeira, assume-se como o único museu nacional inteiramente dedicado à fotografia, revelando o património fotográfico da Madeira e muitos dos seus autores e obras.

Entre os antecessores ao Museu de Fotografia Vicente’s encontram-se o museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, em Viana do Castelo (2019), o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal (2018) e o Museu do Dinheiro, em Lisboa (2017).

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados