Já nas bancas: National Geographic de Maio

Já nas bancas: National Geographic de Maio

Como consegue a vida marinha prosperar num contexto tão sombrio como o estreito de Gibraltar? Ou como se mantém aceso o fogo do zoroastrismo, uma religião antiga fundada na Ásia Central? Conheça as respostas a estas e outras questões nesta edição.

5 factos interessantes sobre o ADN que deve saber
CC

5 factos interessantes sobre o ADN que deve saber

Sabia que existe uma flor cujo genoma é 50 vezes maior do que o de um ser humano? E sabe qual é a percentagem de ADN comum a todos os seres humanos e de ADN diferente do ADN de um Neandertal? Escolhemos 5 factos curiosos sobre o AD para partilhar consigo.

Noelia Freire

Pyjam Avatar: Estes avatares estão a redefinir o futuro
SHUTTERSTOCK

Pyjam Avatar: Estes avatares estão a redefinir o futuro

Guias turísticos, em tempo real, numa aplicação? Sim, a Pyjam Avatar promete revolucionar a sua forma de explorar uma cidade, uma vila ou uma aldeia, conduzindo-o a sítios menos óbvios.

National Geographic para Pyjam

@ROGERANDJENNYPHOTOGRAPHY / SOLENT / CORDON PRESS

O recém-chegado

Não acontece todos os dias: assistir ao nascimento de uma girafa. Uma dupla de fotógrafos estava no sítio certo à hora certa e ofereceu-nos este testemunho.

O perigo de deixar de tomar os antidepressivos demasiado depressa
GUIDO MIETH, GETTY IMAGES

O perigo de deixar de tomar os antidepressivos demasiado depressa

Interromper a toma de um antidepressivo pode desencadear problemas físicos e psicológicos enquanto o cérebro se desabitua. “A ênfase tem estado em prescrever, prescrever, prescrever e não tanto na estratégia de saída”, afirma um especialista.

Meryl Davids Landau

SHUTTERSTOCK

Cobras, focas e até peixes... Porque cospem este animais?

Para além das lamas e das alpacas, muitas espécies animais não hesitam em lançar dardos de saliva ou de água em determinadas circunstâncias. Alguns utilizam-no para caçar, outros para se esconderem de predadores ou de potenciais concorrentes.

Sergi Alcalde

O sono dos animais

Todos os animais dormem, mas não da mesma forma. Conheça algumas das mais curiosas diferenças.

ISTOCK

Biodiversidade: 15 desafios para a sua conservação

De acordo com uma análise recente, os problemas mais graves que enfrentamos vão desde o desenvolvimento de novas fontes de hidrogénio até às mudanças de temperatura e à criação de novos alimentos.

Sergio Parra

As flores ainda são um símbolo político? Para estas nações, sim.
Alexandre Rotenberg / SHUTTERSTOCK

As flores ainda são um símbolo político? Para estas nações, sim.

Em Portugal, estamos cientes do simbolismo que o cravo vermelho adquiriu durante e depois do dia 25 de Abril de 1974, mas o dia da Revolução dos Cravos está longe de ser a única ocasião em que uma flor foi adoptada como um símbolo de um acontecimento histórico ou movimento político.

António Matos

SKYNESHER, GETTY IMAGES

Qual o efeito dos voos longos no nosso organismo?

Desde desidratação a dores musculares, náuseas e indigestão, o desconforto e dores habituais podem ser explicados pelas condições artificiais a que somos sujeitos durante um voo de longo curso.

Terry Ward

As cidades do mundo onde se fazem mais "free tours"

Esta actividade, cada vez mais na moda, triunfa especialmente entre os turistas que visitam estas cidades. Duas cidades portuguesas integram o Top 10 Best Walking Cities 2024, da GuruWalk.

Irene Mireia Vera Pérez