Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Eduard Florin Niga
Esquerda: A formiga colhedora Maricopa é muito abundante no Arizona e estados circundantes. Estas formigas têm um veneno poderoso, mais forte do que o das abelhas, que pode provocar dores intensas. Direita: Uma obreira Polyrhachis beccarii, nativa do Sudeste Asiático, coberta de pelos dourados.
Esquerda: A formiga bala, Paraponera clavata, nativa da América Latina, tem uma das picadas mais dolorosas de qualquer inseto. Direita: Outro membro do género Camponotus, um grupo extremamente grande e complexo de formigas que se encontra pelo mundo inteiro e que é composto por mais de 1.000 espécies.
Esquerda: A Gnamptogenys bicolor, encontrada na China e países vizinhos, tem marcas iridescentes na cabeça que podem atuar como uma forma de camuflagem. Direita: Esta é uma formiga-cortadeira, Atta cephalotes, que cultiva fungos em câmaras subterrâneas.
Esquerda: Os cientistas sabem pouco sobre esta espécie, a Polyrhachis medusa, da Tanzânia. Direita: Uma formiga cintilante Camponotus aeneopilosus do México.
Esquerda: A Diacamma rugosum, nativa do Bornéu, é uma das únicas espécies de formigas que não possui uma casta rainha. Em vez disso, as obreiras competem em longos torneios para determinar quem terá permissão para colocar ovos. Direita: A formiga-prateada-do-saara é uma das formigas mais rápidas do mundo; consegue mover o seu pequeno corpo a uma velocidade de quase um metro por segundo.
A cabeça larga e plana da formiga Cephalotes ajuda-a a planar entre as copas das árvores nas florestas tropicais da América do Sul.
Esta formiga, Gigantiops destructor, vive na América do Sul e tem os maiores olhos, em relação ao tamanho da cabeça, de todas as espécies conhecidas de formigas.
A formiga Acromyrmex echinatior, uma espécie que cultiva fungos, tem um tipo de revestimento biomineral recém-descoberto que serve de armadura.