Descubra Algumas Curiosidades da Palavra “Saudade”

Qual é a sua origem? É exclusiva da Língua portuguesa? Descubra algumas curiosidades sobre a palavra “saudade”.segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Por National Geographic

É uma das palavras mais referidas quando falamos de Portugal, pelo seu significado, mas também pela ideia de que não existe uma tradução possível em outros idiomas, tornando-a 'exclusiva'. Partilhamos alguns factos e curiosidades sobre a palavra “saudade”.

A simbologia da palavra “saudade”
“Saudade” representa um conjunto de sentimentos, normalmente causados pela distância ou ausência de algo ou alguém. Esta ausência pode ser física ou não, isto é, pode sentir-se saudade quando alguma relação de amizade, por exemplo, termina. Esta palavra expressa, então, um sentimento que envolve afetividade.

Qual é a sua origem e o seu significado?
A palavra saudade faz parte do vocabulário quotidiano dos portugueses e, também, do povo brasileiro. Mas afinal, qual é a sua verdadeira origem?

Existem algumas especulações sobre a origem de “saudade”. Há quem defenda que a palavra vem do árabe “saudah”. Outros entendem que a sua origem vem do latim “sólitas”, que significa solidão.

Alguns especialistas indicam que palavras como “saud”, “saudá” e “suaida” significam “sangue pisado” e “preto dentro do coração”. A metáfora perfeita para alguém que carrega no seu coração uma profunda tristeza, tristeza esta que pode ser causada pela saudade.

Os árabes utilizam o termo “as-saudá” quando se querem referir a uma doença do fígado, diagnosticada por estes como “melancolia do paciente”.

Para outros especialistas, seguindo a perspetiva de Carolina Michaelis ou José Pedro Machado, a palavra saudade vem do latim “solitate” que significa “isolamento, solidão”.

Em certos idiomas, o significado de “solitate” foi mantido, como é o caso do castelhado (“soledad”), do italiano (“solitudine”) ou do francês (“solitude”). Em português e no galego (“soidade”) alterou-se com o tempo. Assim sendo, quando alguém dizia “tenho saudades de casa” significava que sentia “solidão” por não estar em casa.

De qualquer das formas, os portugueses foram atribuindo outros significados a “saudade”. Dizem até que passou a fazer parte do dicionário dos portugueses no tempo dos Descobrimentos Marítimos. Saudade definia a solidão que os portugueses tinham da sua terra, familiares e amigos, quando estes partiam para o Brasil.

Hoje, saudade é utilizada para uma série de situações e acontecimentos: quando nos referimos a alguém que faleceu e que nos traz grandes lembranças, quando alguma pessoa que nos era especial parte (para outro país, cidade), quando há muito não saboreamos um prato que adoramos. O mesmo acontece quando visitamos uma cidade e gostaríamos de lá voltar, quando relembramos um momento feliz da nossa vida, dos filhos quando são mais pequenos ou de casa, quando estamos longe.

Podemos ainda utilizar a palavra numa expressão como “matar a saudade”, quando queremos acabar com a melancolia ou solidão que sentimos.

Continuar a Ler