Encontrado Cachalote Morto Com Seis Quilos de Plástico no Estômago

O animal tinha ingerido sacos de plástico, garrafas, chinelos de dedo e 115 chávenas.quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Um cachalote morto que deu à costa no leste da Indonésia tinha consumido uma quantidade aterradora de lixo plástico, incluindo 115 chávenas, 25 sacos de plástico, garrafas de plástico, dois chinelos de dedo e um saco que continha mais de 1000 pedaços de cordel.

Ao todo, o plástico contido no estômago do cachalote pesava seis quilos.

Segundo o que foi noticiado, a carcaça em decomposição da baleia de 9,5 metros foi encontrada nas águas pouco profundas ao largo da ilha de Kapota, no Parque Nacional de Wakatobi.

“Apesar de não termos conseguido determinar a causa de morte, aquilo que vimos era verdadeiramente horrível”, disse Dwi Suprati, coordenador de conservação marinha no Fundo Mundial para a Natureza, à Associated Press.

Geralmente, os cachalotes alimentam-se, sobretudo, de lulas gigantes, complementando com polvos, peixes, camarões, caranguejos e pequenos tubarões. Podemos encontrá-los em todos os oceanos do planeta, estando classificados como espécie em perigo ao abrigo do Endangered Species Act (lei das espécies em perigo), sendo os seus efetivos considerados reduzidos ao abrigo do Marine Mammal Protection Act (lei de proteção do mamíferos marinhos).

A Indonésia, com uma população de 263 milhões de habitantes e uma área de 54 716 quilómetros de costa, classificou-se em segundo lugar, sendo apenas ultrapassada pela China, numa lista dos 20 maiores produtores de lixo plástico e poluidores dos oceanos, segundo um estudo de 2015, que apurou que 192 países costeiros contribuíam com um total de 8,5 milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos todos os anos.

No início deste ano, a China deixou de comprar sobras de plástico a outros países, o que destabilizou a indústria mundial de reciclagem, desviando a crise global de resíduos plásticos para o sudeste asiático.

Um Cachalote Foi Encontrado Morto com 6 Quilos de Plástico no Estômago
21 de Novembro,2018 - Um cachalote morto deu à costa do Leste da Indonésia com 6 quilos de plástico no seu estomâgo. Este lixo inclui 115 copos, 25 sacos de plástico, garrafas de plástico, 2 chinelos, e mais de 1.000 pedaços de corda. A causa exata da sua morte é desconhecida, mas investigadores afirmam que é mais uma consequência da poluição causada pelo plástico.

Luhut Binsar Pandjaitan, ministro dos assuntos marítimos indonésio, disse à Associated Press que a descoberta deste cachalote deveria contribuir para sensibilizar o público para os resíduos plásticos, e para a necessidade de os reduzir. Acrescentou ainda que, até 2025, o governo tenciona reduzir o uso de plástico na Indonésia em 70%, instando os comerciantes a deixarem de fornecer sacos de plástico aos seus clientes, e implementando um programa educacional nas escolas, para ensinar às crianças os problemas dos resíduos plásticos.

“Entristece-me saber isto”, disse o ministro ao Guardian. “É possível que muitos outros mamíferos marinhos estejam contaminados com resíduos plásticos, o que é muito perigoso para nós.”

Esta descoberta sinistra é já o segundo caso de uma baleia que deu à costa com o estômago repleto de plástico em poucos meses.  Em junho passado, foi descoberta uma baleia-piloto moribunda na província de Songkhla, no sul da Tailândia, próximo da fronteira com a Malásia. As equipas de salvamento trabalharam durante cinco dias para resgatar o mamífero, sem êxito. Imediatamente antes da sua morte, o animal regurgitou cinco sacos de plástico. A necropsia revelou outros 80 sacos no estômago da baleia, bem como diversos fragmentos de lixo, perfazendo um total de oito quilogramas de plástico.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler