Formas Simples das Famílias Usarem Menos Plástico Neste Novo Ano.
Você e os seus filhos podem fazer a diferença na luta global contra a poluição do plástico. E pode ser divertido.

As resoluções de Ano Novo da maior parte das pessoas incidem no autoaperfeiçoamento: fazer mais exercício, poupar dinheiro, aprender novas competências. Este ano, envolva a sua família numa resolução de grupo: reduzir a utilização de plásticos de uso único.
Pense nisso como uma resolução para perder alguns quilos: os cientistas estimam que anualmente cerca de 8,3 mil milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Como protetores apaixonados do planeta, ávidos de encontrar uma forma tangível de ajudar a salvá-lo, os seus filhos provavelmente não vão deixá-lo encolher os ombros a esta resolução.
Aqui estão três formas para utilizar menos plástico em 2019 enquanto família.
DIVIRTA-SE MAIS
Tente dar uma festa livre de plástico, seja uma festa de aniversário, uma época festiva ou até uma reunião de passagem de ano.
Solte a criatividade dos seus filhos e encarregue-os da decoração: substitua os balões (que os animais marinhos confundem com comida), por decorações de papel como bandeirinhas, serpentinas e confetes. Se está a planear celebrar com purpurinas (que infelizmente são pequenos pedaços de plástico), considere comprar uma opção natural, feita a partir de plantas de eucalipto.
COMA DE FORMA MAIS SAUDÁVEL
Fazer compras de forma inteligente é mais saudável, para si e para o planeta.
Tente evitar petiscos que vêm embalados em plásticos individuais; em vez disso, traga grãos de pipoca ou fatias de banana da zona de vendas a granel da loja. Faça compras em sacos reutilizáveis para as frutas e os vegetais, compre feijões enlatados e encha um recipiente trazido por si de casa com grão (como cuscuz ou arroz integral) da secção a granel.
Em casa, ajude as crianças a cozinhar uma refeição livre de plásticos de uso único. Se o peixe fizer parte do menu, utilize um guia online para perceber as práticas utilizadas na captura desse tipo de peixe, de forma a reduzir o mal causado pelos materiais de pesca abandonados no mar.
POUPE DINHEIRO
Todos queremos tomar a resolução de gastar menos dinheiro e cortar no plástico é a melhor forma de o fazer: ajude os seus filhos a fazerem uma troca de brinquedos com os seus amigos, em vez de comprar itens novos, e leve-os à biblioteca local para darem uma vista de olhos à seção de DVD, em vez de comprar discos embalados em plástico. E não se esqueça das almofadas de plástico que embrulham quase todos os itens que compra online – considere a sua resolução de cortar no plástico como uma barreira para as compras por impulso.
Depois dê uma nova utilização aos pedaços velhos de plástico (e evite comprar itens novos), e utilize “luvas” de papel de jornal para apanhar o dejetos do seu animal de estimação.
Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com