Formas Simples das Famílias Usarem Menos Plástico Neste Novo Ano.

Você e os seus filhos podem fazer a diferença na luta global contra a poluição do plástico. E pode ser divertido.

Publicado 9/01/2019, 13:08
Esta família em Roubaix, França, pesa o lixo todas as semanas, na tentativa de reduzir o ...
Esta família em Roubaix, França, pesa o lixo todas as semanas, na tentativa de reduzir o que envia para o aterro. Mas reduzir o consumo de plástico pode ser ainda mais simples.
Fotografia por Randy Olson, Nat Geo Image Collection

As resoluções de Ano Novo da maior parte das pessoas incidem no autoaperfeiçoamento: fazer mais exercício, poupar dinheiro, aprender novas competências. Este ano, envolva a sua família numa resolução de grupo: reduzir a utilização de plásticos de uso único.

Pense nisso como uma resolução para perder alguns quilos: os cientistas estimam que anualmente cerca de 8,3 mil milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Como protetores apaixonados do planeta, ávidos de encontrar uma forma tangível de ajudar a salvá-lo, os seus filhos provavelmente não vão deixá-lo encolher os ombros a esta resolução.

Aqui estão três formas para utilizar menos plástico em 2019 enquanto família.

DIVIRTA-SE MAIS

Tente dar uma festa livre de plástico, seja uma festa de aniversário, uma época festiva ou até uma reunião de passagem de ano.

Solte a criatividade dos seus filhos e encarregue-os da decoração: substitua os balões (que os animais marinhos confundem com comida), por decorações de papel como bandeirinhas, serpentinas e confetes. Se está a planear celebrar com purpurinas (que infelizmente são pequenos pedaços de plástico), considere comprar uma opção natural, feita a partir de plantas de eucalipto.

COMA DE FORMA MAIS SAUDÁVEL

Fazer compras de forma inteligente é mais saudável, para si e para o planeta.

Tente evitar petiscos que vêm embalados em plásticos individuais; em vez disso, traga grãos de pipoca ou fatias de banana da zona de vendas a granel da loja. Faça compras em sacos reutilizáveis para as frutas e os vegetais, compre feijões enlatados e encha um recipiente trazido por si de casa com grão (como cuscuz ou arroz integral) da secção a granel.

Em casa, ajude as crianças a cozinhar uma refeição livre de plásticos de uso único. Se o peixe fizer parte do menu, utilize um guia online para perceber as práticas utilizadas na captura desse tipo de peixe, de forma a reduzir o mal causado pelos materiais de pesca abandonados no mar.

POUPE DINHEIRO

Todos queremos tomar a resolução de gastar menos dinheiro e cortar no plástico é a melhor forma de o fazer: ajude os seus filhos a fazerem uma troca de brinquedos com os seus amigos, em vez de comprar itens novos, e leve-os à biblioteca local para darem uma vista de olhos à seção de DVD, em vez de comprar discos embalados em plástico. E não se esqueça das almofadas de plástico que embrulham quase todos os itens que compra online – considere a sua resolução de cortar no plástico como uma barreira para as compras por impulso.

Depois dê uma nova utilização aos pedaços velhos de plástico (e evite comprar itens novos), e utilize “luvas” de papel de jornal para apanhar o dejetos do seu animal de estimação. 

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

 

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Meio Ambiente
As Interdições aos Sacos de Plástico Estão a Aumentar. Mas São Eficazes?
Meio Ambiente
Os “Thank You Bags” Têm Uma História Especial em Chinatown
Meio Ambiente
Encontrado Cachalote Morto Com Seis Quilos de Plástico no Estômago
Meio Ambiente
As Compras na Black Friday Prejudicam o Ambiente, Mas o Leitor pode Ajudar
Meio Ambiente
Serão os Anéis de Plástico Uma Ameaça à Vida Selvagem?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados