Formas Simples das Famílias Usarem Menos Plástico Neste Novo Ano.

Você e os seus filhos podem fazer a diferença na luta global contra a poluição do plástico. E pode ser divertido.quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Por Allyson Shaw
Esta família em Roubaix, França, pesa o lixo todas as semanas, na tentativa de reduzir o que envia para o aterro. Mas reduzir o consumo de plástico pode ser ainda mais simples.

As resoluções de Ano Novo da maior parte das pessoas incidem no autoaperfeiçoamento: fazer mais exercício, poupar dinheiro, aprender novas competências. Este ano, envolva a sua família numa resolução de grupo: reduzir a utilização de plásticos de uso único.

Pense nisso como uma resolução para perder alguns quilos: os cientistas estimam que anualmente cerca de 8,3 mil milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Como protetores apaixonados do planeta, ávidos de encontrar uma forma tangível de ajudar a salvá-lo, os seus filhos provavelmente não vão deixá-lo encolher os ombros a esta resolução.

Aqui estão três formas para utilizar menos plástico em 2019 enquanto família.

DIVIRTA-SE MAIS

Tente dar uma festa livre de plástico, seja uma festa de aniversário, uma época festiva ou até uma reunião de passagem de ano.

Solte a criatividade dos seus filhos e encarregue-os da decoração: substitua os balões (que os animais marinhos confundem com comida), por decorações de papel como bandeirinhas, serpentinas e confetes. Se está a planear celebrar com purpurinas (que infelizmente são pequenos pedaços de plástico), considere comprar uma opção natural, feita a partir de plantas de eucalipto.

COMA DE FORMA MAIS SAUDÁVEL

Fazer compras de forma inteligente é mais saudável, para si e para o planeta.

Tente evitar petiscos que vêm embalados em plásticos individuais; em vez disso, traga grãos de pipoca ou fatias de banana da zona de vendas a granel da loja. Faça compras em sacos reutilizáveis para as frutas e os vegetais, compre feijões enlatados e encha um recipiente trazido por si de casa com grão (como cuscuz ou arroz integral) da secção a granel.

Em casa, ajude as crianças a cozinhar uma refeição livre de plásticos de uso único. Se o peixe fizer parte do menu, utilize um guia online para perceber as práticas utilizadas na captura desse tipo de peixe, de forma a reduzir o mal causado pelos materiais de pesca abandonados no mar.

POUPE DINHEIRO

Todos queremos tomar a resolução de gastar menos dinheiro e cortar no plástico é a melhor forma de o fazer: ajude os seus filhos a fazerem uma troca de brinquedos com os seus amigos, em vez de comprar itens novos, e leve-os à biblioteca local para darem uma vista de olhos à seção de DVD, em vez de comprar discos embalados em plástico. E não se esqueça das almofadas de plástico que embrulham quase todos os itens que compra online – considere a sua resolução de cortar no plástico como uma barreira para as compras por impulso.

Depois dê uma nova utilização aos pedaços velhos de plástico (e evite comprar itens novos), e utilize “luvas” de papel de jornal para apanhar o dejetos do seu animal de estimação. 

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

 

Continuar a Ler