Dia Mundial da Terra - 5 Sítios para Celebrar em Portugal

Vai celebrar o Dia Mundial da Terra? No dia 22 de abril pode celebrar e ajudar nestes pontos do país.quinta-feira, 18 de abril de 2019

Por National Geographic
Vista das Caraíbas da Estação Espacial Internacional.

“Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver”. Esta citação do cientista Carl Edward Sagan faz-nos refletir sobre a verdadeira importância da preservação do planeta e sobre o quão privilegiados somos por nele habitarmos.

Ao longo dos anos a Terra tem vindo a sofrer diversas mudanças, em grande parte como consequência das alterações climáticas, poluição, destruição da camada de ozono, secas extremas, degelo, desflorestação, entre outros.

Para sensibilizar a população mundial sobre estas problemáticas que afetam o planeta, no dia 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.

Esta comemoração conta já com vários anos, tendo sido criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, como o “Dia da Terra”, e foi reconhecida pela ONU, em 2009, que alterou este dia para “Dia Mundial da Terra”.

De forma a assinalar esta data, anualmente desenvolvem-se diversas atividades em todo o mundo. Milhões de pessoas manifestam a sua solidariedade e compromisso na preservação do planeta. Reunimos algumas sugestões para que possa celebrar o Dia Mundial da Terra em Portugal da melhor forma.

SÁBADOS EM FAMÍLIA

Começar desde cedo a incutir o sentido de responsabilidade e o respeito para com a natureza aos mais pequenos é o caminho certo para estes se tornarem cidadãos mais conscientes no futuro.

A Junta da Freguesia da Estrela, consegue facultar as ferramentas necessárias para desenvolver estes valores junto das crianças, que mensalmente realiza inúmeras atividades, especialmente junto de escolas, em torno da preservação ambiental.

Entre os dias 6 e 13 de abril, durante as manhãs de todos os sábados, vai abrir as portas da Biblioteca da Estrela para receber a iniciativa “Sábados em Família – Dia Mundial da Terra” e as famílias que queiram celebrar este dia e partilhar momentos únicos em família.

Estas atividades. que antecedem o Dia Mundial da Terra, serão importantes para promover a sensibilização e consciencialização da biodiversidade, preocupação com o meio-ambiente e poluição.

Através de um atelier preparado para os avós, pais, tios, primos e filhos, vai ser possível construir animais e outros objetos com materiais reutilizados, alertando para a proteção das espécies animais em vias de extinção.

ENTRE RÉPTEIS E ANFÍBIOS

Em Idanha-a-Nova celebra-se o Dia Mundial da Terra através da observação e identificação de Répteis e Anfíbios em Salvaterra do Extremo, uma saída de campo organizada pela Quercus.

Os animais desta espécie têm um grande impacto no equilíbrio ambiental, chegando a ser considerados “bioindicadores da qualidade ambiental”. Sendo animais pecilotérmicos (de sangue frio), têm vindo a sofrer com as alterações climáticas, nomeadamente com o aumento das temperaturas. São igualmente sensíveis a substâncias tóxicas e poluentes, quer do ar, quer da água.

Um dos objetivos desta saída de campo é desmistificar os preconceitos criados em torno destes animais e alertar para importância que têm no nosso planeta. A atividade, com data marcada para 22 de abril, terá início às 15h00 no largo da igreja de Salvaterra do Extremo e irá perlongar-se até ao final da tarde.

No dia 22 de abril pode visitar a exposição “Entre Dinossáurios” e o Jardim Botânico de Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, entre as 15h00 e as 16h30.

 

DO JURÁSSICO AO JARDIM

Nada como celebrar o Dia da Terra fazendo uma viagem até aos tempos primordiais. No Museu Nacional de História Natural e da Ciência pode visitar a exposição “Entre Dinossáurios” e o Jardim Botânico de Lisboa, entre as 15h00 e as 16h30 do dia 22 de abril. Aqui, terá a oportunidade de explorar os ambientes em que os Dinossáurios viveram e observar as plantas que representam atualmente as plantas da época.

É uma exposição com entrada gratuita que pode usufruir sozinho, com amigos ou em família, sendo que apenas são permitidas crianças a partir dos 6 anos. Faça já a sua inscrição pois as vagas são limitadas a 30 participantes.

Praia de Vila do Conde.

POR PRAIAS MAIS LIMPAS

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Terra surgem inúmeras campanhas de identificação e recolha de lixo das praias que ocorrem em todo o país.

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Vila do Conde, por exemplo, dedica o dia 5 de abril para a limpeza da Praia de Labruge e o dia 8 de abril para a Praia de Vila do Conde. Esta campanha tem o nome de “Os Suspeitos do Costume” e vai prolongar-se até julho de 2019.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada via e-mail ou por telefone. Pode consultar todas as informações no website da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Atividade pedagógica no Laboratório da Paisagem em Guimarães.

NO BERÇO DE PORTUGAL

O Dia Mundial da Terra também será comemorado no Berço de Portugal, em Guimarães. Para os alunos da cidade, foram preparadas várias atividades pedagógicas sobre a preservação dos ecossistemas e do planeta Terra.

O promotor do evento é o Laboratório da Paisagem que se dedica diariamente à consciencialização da população para a importância da natureza e dos seus recursos. Especificamente em Guimarães, demonstram o valor das linhas de água, da reciclagem e da reutilização de materiais, da biodiversidade e da qualidade ecológica dos rios, entre outras, entre o público mais novo e os adultos.

 

Em família, com amigos ou de forma individual, celebre o Dia Mundial da Terra em grande! Não deixe passar este dia dedicado ao nosso bem mais precioso: o nosso Planeta.

Continuar a Ler