'Planeta ou Plástico' Inspira Jovens Portugueses

A iniciativa ‘Planeta ou Plástico?’ da National Geographic inspirou alunos de três escolas portuguesas a arregaçarem as mangas e desenvolverem três projetos para reduzirem o consumo de produtos de plástico nas suas escolas.quinta-feira, 27 de junho de 2019

Por National Geographic
Os alunos da escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva criaram ecopontos para palhinhas 
e paus de chuva, dois dos itens mais encontrados nos espaços exteriores da sua escola.
Os alunos da escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva criaram ecopontos para palhinhas e paus de chuva, dois dos itens mais encontrados nos espaços exteriores da sua escola.
fotografia de St. Julian’s School

A campanha mundial ‘Planeta ou Plástico?’, lançada pela National Geographic em 2018, inspirou três escolas a reduzirem a utilização de plásticos e a darem um passo mais além na substituição deste material por soluções mais sustentáveis.
 

Escola EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva
Depois de tomarem consciência do lixo plástico acumulado nos espaços exteriores da sua escola, um grupo de alunos da escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva decidiu organizar uma recolha de lixo que revelou que os dois itens mais encontrados eram palhinhas e paus de chupa.

Para solucionar o problema, construíram quatro ecopontos em forma de peixe aos quais designaram ecopalhinhas e colocaram-nos em locais estratégicos da escola, apelando a que os alunos alimentassem esses ‘peixes’ e não os do oceano, com palhinhas.

A par disso, as estudantes envolvidas no projeto reduziram o plástico utilizado nas suas casas e comprometeram-se a divulgar esta calamidade que afeta o nosso planeta.

Congratulamos as alunas Beatriz Oliveira, Camila Santos, Mariana Carvalho, Mariana Dantas e Matilde Comba pela iniciativa e consequente redução da quantidade de palhinhas e paus de chupa deitados para o chão.

Os alunos da escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva criaram ecopontos para palhinhas 
e paus de chuva, dois dos itens mais encontrados nos espaços exteriores da sua escola.
Os alunos da escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva criaram ecopontos para palhinhas e paus de chuva, dois dos itens mais encontrados nos espaços exteriores da sua escola.
fotografia de Escola EB 2, 3 Professor Agostinho da Silva

St. Julian’s School
Quando começaram a analisar como poderiam reduzir o consumo de plástico na escola e em casa, um grupo de alunos deparou-se com um item de plástico descartável massivamente utilizado no seu dia-a-dia e dos seus colegas – os sacos de plástico.

Depois de convencerem a restante turma a deixar de utilizar plástico para embrulhar os seus lanches, mediram o comprimento dos sacos de plástico que geralmente utilizam e descobriram que cada um deles utilizava 103 metros de plástico por ano para esta finalidade.

Após alguma pesquisa, encontraram a solução adequada para embrulharem os seus snacks: panos endurecidos com resina e cera de abelha. Os estudantes organizaram um workshop para ensinar aos seus colegas como tornar um simples pano de algodão num substituto do vulgar invólucro de plástico.

Uma grande parte dos alunos do colégio St Julian’s deixou de utilizar sacos de plástico e usa panos com cera de abelha para embrulhar os alimentos que levam para a escola. De parabéns estão os alunos Catarina Queiroz, Constança Batista, David Henriques, Helena Sampaio e a Professora Maria Pinto, líderes da ideia.
 

Colégio Luso-Francês
Um grupo de alunos do colégio Luso-Francês, incentivado a desenvolver um projeto para reduzir o uso de plástico na sua escola, decidiu substituir as garrafas de água de plástico do refeitório escolar por jarros com água filtrada.

Conseguiram apresentar um projeto que ao fim de um ano evita o consumo de cerca de 13 mil garrafas de água de 1,5 litros, contribuindo para uma poupança anual de mais de 5 mil euros no orçamento do colégio.

As alunas Leonor Moreira, Mafalda Silva e Teresa Soares estão de parabéns por conseguirem contribuir para a redução do plástico consumido no seu colégio, apresentando uma solução consideravelmente mais económica para a sua escola.
 

Sabia que mais de 40% do plástico é utilizado uma única vez? A poluição plástica é um problema com implicações alarmantes na vida marinha, nos seres humanos e na saúde do nosso planeta. Assuma o nosso compromisso para um planeta mais sustentável.

Continuar a Ler