Efeitos do aquecimento global

Os sinais do aquecimento global são visíveis em todo o globo e são mais complexos do que apenas a subida das temperaturas.

Por National Geographic

O planeta está a aquecer, do Polo Norte ao Polo Sul. Desde 1906, a temperatura média global da superfície aumentou mais de 0,9 graus Celsius (1,6 graus Fahrenheit), e ainda mais nas regiões polares sensíveis. Os impactos do aumento das temperaturas não irão ocorrer apenas num futuro distante. Os efeitos do aquecimento global já se estão a fazer sentir. O calor está a derreter os glaciares e o gelo do mar, mudando os padrões de precipitação e a levar os animais a migrar.

Muitas pessoas pensam no aquecimento global e nas alterações climáticas como sinónimos, mas os cientistas preferem usar "alterações climáticas" para descrever as mudanças complexas que afetam presentemente o clima e os sistemas climáticos do nosso planeta. As alterações climáticas englobam as temperaturas médias crescentes, mas também eventos climáticos extremos, mudanças nas populações e habitats da vida selvagem, aumento do nível dos mares e uma série de outros impactos. Todas estas alterações estão a surgir à medida que os seres humanos continuam a emitir gases com efeito de estufa, que retêm o calor na atmosfera.

Os cientistas já documentaram estes impactos das alterações climáticas:
- O gelo está a derreter em todo o mundo, especialmente nos polos da Terra. Isso inclui os glaciares de montanha, lençóis de gelo que cobrem a Antártida Ocidental e a Gronelândia, bem como o gelo do mar Ártico. No Parque Nacional Glacier no Montana, EUA, o número de glaciares diminuiu para menos de 30, sendo de 150 em 1910.
- Grande parte deste gelo derretido contribui para o aumento do nível do mar. Os níveis globais do mar estão a subir 3,2 milímetros por ano, com o aumento a ocorrer a uma taxa mais rápida nos últimos anos.
- O aumento das temperaturas está a afetar a vida selvagem e os seus habitats. O desaparecimento do gelo é um desafio para espécies como o pinguim-de-adélia na Antártida, onde algumas populações na península ocidental entraram em colapso, tendo perdido 90% ou mais da sua população.
- À medida que as temperaturas mudam, muitas espécies vêem-se obrigadas a migrar. Algumas borboletas, raposas e plantas alpinas migraram para norte ou para zonas mais altas e mais frias.
- A média de precipitação (chuva e queda de neve) aumentou em todo o mundo. No entanto, algumas regiões estão a passar por uma seca grave, aumentando o risco de incêndios florestais, perda de colheitas e escassez de água potável.
- Algumas espécies, incluindo mosquitos, carraças, medusas e pragas, prosperam nestas condições. Crescentes populações de escolitídeos que se alimentam de abetos e pinheiros já devastaram milhões de hectares de floresta nos EUA.

Se o aquecimento global continuar, podem ocorrer outros efeitos até final deste século. Estes efeitos incluem:
- Estima-se que o nível do mar suba entre 26 e 82 centímetros, ou mais, até ao final do século.
- Os furacões e outras tempestades serão provavelmente mais fortes. As inundações e as secas tornar-se-ão mais comuns. Por volta do ano 2100, grandes extensões dos EUA, por exemplo, enfrentarão um maior risco de "megassecas" que podem durar décadas.
- Estará disponível menos água doce, já que os glaciares armazenam cerca de três quartos da água doce do mundo.
- Algumas doenças irão espalhar-se, como a malária transmitida por mosquitos, bem como o ressurgimento do vírus Zika, ocorrido em 2016.
- Os ecossistemas continuarão a alterar-se: Algumas espécies irão mover-se mais para o norte ou tornar-se-ão mais bem-sucedidas; outras, como os ursos polares, não serão capazes de se adaptar e correm o risco de se extinguir.

Se quer aprender mais sobre o nosso planeta, meio ambiente e conservação, não perca a série “One Strange Rock”.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Meio Ambiente
As correntes de jato, explicadas
Meio Ambiente
As inundações, explicadas
Meio Ambiente
Ameaças oceânicas
Meio Ambiente
As energias renováveis, explicadas
Meio Ambiente
A subida do nível do mar explicada em detalhe

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados