National Geographic Summit

10 Curiosidades Sobre a Humanidade

Segunda-feira, 26 Março

Por National Geographic

Este ano, o National Geographic Summit propõe levá-lo numa viagem sensacional em torno do globo: uma visita ao ESPAÇO, com o astronauta Terry Virts, uma descida à TERRA com o fotojornalista Charlie Hamilton James, um mergulho nos OCEANOS com a exploradora pioneira Sylvia Earle, e a descoberta de uma realidade da HUMANIDADE, com a ativista Hyeonseo Lee e a repórter Mariana van Zeller.

A HUMANIDADE é um dos aspetos centrais que tornam o nosso planeta tão especial. No entanto, enfrentamos hoje os desafios de veicular valores, como o amor e o respeito pelo próximo, a fraternidade, a honestidade e a lealdade; de preservar as várias culturas, tradições, costumes e de saber viver e respeitar as diferenças culturais, preservando a diversidade na unidade global.

Sabia que?

1.    Os chimpanzés (e os outros macacos) não evoluíram para humanos? As duas linhagens descendem de um antepassado comum e seguiram caminhos separados. A pergunta que interessa é: qual foi o último antepassado comum, o progenitor desconhecido dos chimpanzés e dos humanos? Não sabemos ainda.

2.    Os humanos continuam a evoluir? Mas a evolução agora é tão direcionada pela nossa cultura e pela tecnologia que inventamos, como é pela biologia. Os outros animais, incluindo os macacos, continuam também a evoluir – especialmente agora, em resposta às enormes mudanças causadas pelos humanos no seu meio. 

3.    A população mundial dobrou nos últimos 50 anos e estima-se que a população mundial vai atingir os 9.7 biliões até 2050? 

4.    Atualmente vivem mais de 7 biliões de pessoas no Planeta Terra e aproximadamente uma em cada oito passa fome? 

5.    De acordo com as Nações Unidas, metade da população mundial vive em apenas meia dúzia de países (Estados Unidos, Brasil, China, India, Paquistão e Indonésia)? 

6.    Cerca de seis bilhões de pessoas, ou 83 por cento da população mundial, se identificam como afiliadas religiosamente? 

7.    Cerca de 101 milhões de crianças ainda não têm acesso à educação? 

8.    Estamos a testemunhar os maiores níveis de migração de pessoas alguma vez registados. São 65,6 milhões de pessoas em todo o mundo – um número sem precedentes – que foram forçadas a deixar a sua casa. Entre eles estão quase 22,5 milhões de refugiados, de entre os quais mais de metade são menores de 18 anos. Vivemos, pois, num mundo em que a cada minuto que passa quase 20 pessoas são forçadas a deslocar-se como resultado de conflitos ou perseguições. 

9.    O antropólogo Augustín Fuentes explora no seu novo livro, ‘The Creative Spark: Como a imaginação tornou os seres humanos excepcionais’ questões como a de saber o que nos torna humanos e se a guerra é uma parte inevitável da condição humana? Com base nas mais recentes descobertas em áreas como a evolução, a biologia e a arqueologia, Augustín cria uma nova síntese para mostrar que os grandes impulsionadores do progresso humano foram a criatividade e a cooperação, e que muitas das coisas que acreditamos, desde questões de religião até questões de raça, estão erradas.

10.    No dia 14 de janeiro estreou no National Geographic ‘A Nossa História, com Morgan Freeman’, uma série que procura o que faz de nós humanos e o que nos une nas mais diversas culturas. Somos todos seres humanos. Então, porque é que as sociedades em todo o mundo parecem tão diferentes? Como é que a civilização humana evoluiu? E como é que a sociedade irá ser no futuro com a evolução da tecnologia e o fenómeno da globalização a influenciar a nossa maneira de viver? Num momento em que eventos globais parecem estar a separar culturas, esta série pretende desvendar as forças fundamentais que mantêm as nossas sociedades juntas e revelar a humanidade comum que vive em cada um de nós.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui:

Continuar a Ler