National Geographic Summit 2018

Charlie Hamilton James: Por Detrás da Lente de Um dos Melhores Fotojornalistas do Mundo

A Terra é um lugar muito especial, uma vez que, tanto quanto se sabe até hoje, se trata do único planeta que contém todos os complexos ecossistemas necessários à existência de vida. Terça-feira, 6 Março

Por National Geographic

Este ano, o National Geograpchic Summit 2018 contará com a presença de Charlie Hamilton James, fotojornalista especializado em vida selvagem e conservação, que trará para o palco do Coliseu dos Recreios o tema: Mysteries and Challenges of Nature and Planet Earth. A TERRA é um lugar muito especial uma vez que, tanto quanto se saiba até hoje, se trata do único planeta que contém todos os complexos ecossistemas necessários à existência de vida.

 Charlie Hamilton James tem um interesse particular em expor "o brilho da natureza", a fim de melhor a compreender, documentar e salvar.

Obcecado com os pássaros “guarda-rios” desde os seis anos, e com lontras desde os dez, James é hoje especialista em ambos, tendo fotografado “guarda-rios” para a National Geographic em 2009 e lontras de rio em 2013. Muito do trabalho de James é realizado na América do Norte, África Oriental e na Amazónia, onde tem também realizado trabalho antropológico.

Há alguns anos atrás, com o objetivo de proteger o habitat da floresta tropical do Parque Nacional Manú, no Peru, Hamilton James comprou um terreno de 100 hectares, descobrindo mais tarde que neste se encontrava uma plantação ilegal de cocaína. As suas aventuras foram descritas na edição de junho de 2016 da National Geographic e retratadas numa série de três partes da BBC intitulada I Bought a Rainforest. Sobre a alçada da National Geographic Hamilton James regressou, entretanto, ao Parque Nacional de Manú para estudar e filmar a vida selvagem e habitantes locais.

 

Quando não está a fotografar, James produz filmes de história natural para clientes, como a BBC, através da sua empresa de produção Halcyon Media LTD. Trabalha também como apresentador de TV para vários programas da BBC, incluindo Halcyon River Diaries.

Hamilton James foi o vencedor da medalha da Royal Television Society para cinematografia e do prémio para melhor operador de câmara da Wildlife Photographer of the Year. Além disso, 5 das suas imagens foram selecionadas, entre mais de 2 milhões, para integrar o grupo das 52 melhores fotografias da National Geographic de 2016.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui: