National Geographic Summit Junior 2019

A manhã do National Geographic Summit será dedicada aos mais novos, numa sessão especial para escolas.terça-feira, 19 de março de 2019

Por National Geographic
Na edição de 2018, os alunos foram desafiados a refletirem sobre o lixo espacial, o ser multiplanetário e o turismo espacial.

A edição deste ano do National Geographic Summit Junior leva ao palco da Casa da Música, o fotógrafo dos Oceanos Brian Skerry, a bióloga marinha Raquel Gaspar e a fundadora do grupo ‘Lixo Zero Portugal’ Ana Milhazes, no dia 29 de abril. Esta é uma oportunidade única para os alunos contactarem com três grandes vozes da conservação marinha e ambiental e ouvirem de perto as suas aventuras.

 

Brian Skerry é a prova que devemos correr atrás dos nossos sonhos. Cresceu numa pequena cidade da classe operária nos E.U.A., sonhando um dia explorar os oceanos e tornar-se fotógrafo da National Geographic. Hoje, é um dos fotógrafos subaquáticos mais reputados do mundo e National Geographic Photography Fellow. Documentou histórias como a luta da foca-da-Gronelândia para sobreviver em águas gélidas, os últimos recifes de coral do planeta e os tubarões ameaçados nas Bahamas.

As imagens de Brian Skerry mostram encontros emocionantes com a vida selvagem e oferecem retratos tão íntimos que por vezes parecem feitos em estúdio, oferecendo esperança para a proteção da vitalidade dos oceanos. Nos últimos 30 anos, o fotojornalista passou mais de 10 mil horas debaixo de água, muitas vezes em condições extremas ou em águas repletas de predadores.

Raquel Gaspar é uma exploradora portuguesa da National Geographic que ambiciona alcançar um oceano saudável com o apoio das comunidades locais. A bióloga marinha iniciou o seu trabalho nos Açores, promovendo a observação de baleias como uma oportunidade decorrente da proibição da caça à baleia. Passou os 20 anos seguintes a monitorizar a população residente de golfinhos roaz-corvineiros no estuário do Sado e cofundou a Ocean Alive, uma ONG dedicada a proteger as pradarias de ervas marinhas que sustentam os golfinhos do Sado. O seu trabalho consiste em promover atividades de educação, conscientização e monitorização junto das mulheres pescadoras locais.

Raquel Gaspar é também uma storyteller. Dedica-se à promoção da literacia do oceano e ao envolvimento de professores e jovens na proteção do oceano. É autora de vários livros infantis sobre a vida marinha e em 2017 recebeu o Prémio Português Terre de Femmes que distingue mulheres que se comprometem a mudar o mundo em prol do ambiente.

Ana Milhazes é uma inspiração para qualquer pessoa. A fundadora do grupo Lixo Zero Portugal, embaixadora do movimento Zero Waste Portugal e autora do blog ‘Ana Go Slowly’, abraça a missão diária de produzir o mínimo lixo possível, partilhando os seus desafios e inspirando a mudança.

Ana Milhazes mudou completamente o seu estilo de vida após ser diagnosticada com burnout e depressão. Atualmente, vive das suas paixões, trabalhando como professora de yoga e ativista, dando palestras e workshops em escolas, empresas e outros locais. No dia 29 de abril, vai partilhar as suas dicas para inspirar os alunos a reduzirem o lixo que produzem e a terem atitudes mais conscientes e informadas.

 

PROGRAMA
09:30 
Chegada e Registo
10:30 Abertura
10:45 Into the Oceans: Capturing Magic, Challenges and Hope, por Brian Skerry
11:30 Secret Heros Under the Sea: Seagrass Meadows, por Raquel Gaspar
11:40 Zero Waste: Inspiring Action, por Ana Milhazes
12:10 Entrega de certificados de participação e sessão fotográfica com oradores
12:30 Encerramento

 

CONTACTOS:
Para qualquer dúvida ou informação, por favor contacte-nos através de:
Email: ngsummit@winworld.pt
Telefone: (+351) 91 3839 945

 

National Geographic Summit Junior 2019
Continuar a Ler