Atenuar o impacto das alterações climáticas para os produtores de café

O novo seguro de colheitas da Nespresso ajuda os pequenos produtores de café colombianos a gerir o aumento da impredictibilidade das condições climáticas.

Wednesday, May 6, 2020,
Por Karen Carmichael
As encostas férteis e verdejantes de Caldas integram a Paisagem Cultural do Café da Colômbia, reconhecida ...

As encostas férteis e verdejantes de Caldas integram a Paisagem Cultural do Café da Colômbia, reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Daqui fazem parte seis quintas localizadas nas paisagens dos Andes, com o objetivo de preservar a tradição centenária de produção de café em pequenos terrenos na floresta a grande altitude.

Fotografia de Rena Effendi

Os impactos das alterações climáticas atingem de perto as pequenas plantações de café independentes. Para as famílias que produzem café nas elevadas encostas húmidas dos Andes, na província de Caldas, o aumento das condições atmosféricas severas e inconstantes, como chuvas fortes e períodos de seca mais frequentes, estão a ameaçar um modo de vida que perdura desde há várias gerações. A seca pode prejudicar o desenvolvimento do grão dentro do fruto amadurecido, resultando em grãos alterados, abaixo do tamanho normal ou mesmo por formar. Por outro lado, demasiada chuva durante a delicada fase de floração pode deteriorar as flores e impedir que o fruto se desenvolva na totalidade. Não havendo flores, não há cerejas de café.

"Quando ocorrem episódios atmosféricos adversos, isso afeta a qualidade e a quantidade de café", diz a produtora de café de Caldas, Edilma Garzón Gutierrez. "Por vezes, temos de procurar tirar rendimento de outra atividade, pois o café não é suficiente".

Em 2018, para ajudar Doña Edilma e outros pequenos produtores de Caldas a protegerem o seu sustento, a Nespresso, em parceria com a Blue Marble Microinsurance, iniciou um programa piloto de seguros que os apoia em caso de perda das colheitas devido a incidentes climáticos. Os produtores já começaram a ser compensados por estes seguros em 2019.

"O projeto de seguros de colheitas é fantástico", diz Doña Edilma. "Quando colhemos menos café ou quando este é de má qualidade devido às condições climáticas, temos apoio para enfrentar os tempos mais difíceis".

Doña Edilma está entre os quase 2000 produtores-membros das cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas, em Caldas, inscritos no projeto de seguros de colheitas. Este plano piloto é orientado pela companhia de seguros colombiana Seguros Bolivar, com o apoio do Programa AAA Sustainable Quality™ da Nespresso. Iniciado em 2003, o programa AAA trabalha no sentido de criar, a longo prazo, uma qualidade de café sustentável ao estabelecer relações diretas com os produtores locais.

As pequenas plantações de café salpicam as encostas das montanhas dos Andes, na província de Caldas, a oeste de Bogotá, na Colômbia. Aqui, as tradições de produção de café das famílias rurais estão ameaçadas devido às alterações climáticas que prejudicam o crescimento dos grãos. No entanto, o programa de seguros de colheitas da Nespresso oferece cobertura contra as perdas de produção e ajuda a garantir a subsistência dos produtores.

Fotografia de Rena Effendi

A cobertura do seguro Nespresso-Blue Marble baseia-se num índice climático, denominado CaféSeguro. O índice utiliza a tecnologia de satélite para ativar automaticamente os pagamentos aos produtores participantes, caso seja detetado um período de seca ou chuva intensa.

"Um único episódio de seca ou de chuva forte tem o potencial de destruir muitos anos de trabalho árduo", diz a agrónoma do programa AAA da Nespresso, Sandra Rodriguez. "Agora, quando ocorrem alterações climáticas, o produtor de café pode ir diretamente ao banco para receber o pagamento pelas perdas originadas pelo incidente."

"Ter uma solução de seguros que protege os nossos membros dos efeitos devastadores das alterações climáticas é essencial para as cooperativas", disse Cesar Julio Díaz, responsável pelas cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas e por ajudar a Nespresso a identificar os produtores que podem beneficiar do seguro. "Permite aos produtores de café acederem a recursos económicos na forma de pagamentos de seguros, ajudando a recuperar as suas plantações, tornando-as produtivas e fazendo com que possam prosseguir a sua atividade agrícola".

O inovador seguro de colheitas é outra forma que a Nespresso tem para ajudar o produtor de café de Caldas, Mario Davila, a preservar o bem mais precioso da família e a herança dos seus filhos. Don Mario diz que, graças ao programa AAA da Nespresso, foi capaz de expandir a plantação de café que irá um dia passar aos seus filhos. "Tudo o que tenho, devo-o ao café”, diz ele.

MAIS INFORMAÇÕES

Continuar a Ler