CONTEÚDO PATROCINADO PARA

nespresso logo
 ...

Como as árvores podem salvar o cultivo de café na Guatemala

Em Jalapa, onde cresce um dos cafés de melhor qualidade da Guatemala, os solos atravessaram um período de dificuldades. Mas os agricultores estão a usar práticas ambientais para alimentar a biodiversidade e trazer a produção de café de volta à vida.

Texto de Jack Neighbour

FOTOGRAFIA DE RENA EFFENDI

De volta à sombra

O produtor de café Don Willy Solares segura numa jovem árvore que irá, eventualmente, fornecer sombra aos cafeeiros. Numa tentativa de aumentar o rendimento das colheitas durante os anos 70, os agricultores da região foram aconselhados a remover a vegetação para plantar mais café, dando origem a consequências imprevisíveis como a erosão dos solos, o desabamento de terras e temperaturas acima do solo mais quentes que desequilibraram o ecossistema.

Este declínio uniforme está agora a ser revertido, com o programa agroflorestal da Nespresso a ajudar agricultores como o Willy a recuperar espécies de árvore e a optar por métodos de cultivo à sombra mais tradicionais, o que ajuda a salvaguardar a produtividade do café.

Fotografia de Rena Effendi

Os agricultores colhem o que semeiam

Don Willy e a esposa, Doña Maria, colhem cerejas de café. Para Don Willy, as vantagens da adoção de técnicas sustentáveis vão muito além do aumento das colheitas. Poderá, eventualmente, aumentar o seu rendimento com a fruta e a madeira das árvores de sombra que plantou para proteger a paisagem. Isto para além do prémio que a Nespresso paga pelo café de melhor qualidade.

Fotografia de Rena Effendi

Árvores que protegem

Sara, uma engenheira agrónoma certificada da Nespresso, dá formação aos trabalhadores de uma plantação, que plantam árvores jovens nas encostas onde as variedades de café já estão a crescer. Sara explica como estas árvores vão proteger o café, que cresce de forma natural à sombra, criando ao mesmo tempo muitas outras vantagens: o enriquecimento do solo com nutrientes, a despoluição dos lençóis freáticos e a fortificação da terra com as raízes que evitam a erosão do solo arável.

Saiba mais sobre o importante papel das árvores no cultivo do café aqui.

Fotografia de Rena Effendi

Combate à alterações climáticas

Os agricultores locais ouvem atentamente enquanto Sara inicia mais uma formação no terreno. O programa agroflorestal não se limita a dizer aos agricultores que árvores plantar e onde. Trata-se de um apoio formativo constante criado para equipar os produtores com o conhecimento necessário para os ajudar a proteger as colheitas e limitar o impacto das alterações climáticas.

Fotografia de Rena Effendi

Demonstrar a importância das árvores

Durante o programa, tanto os locais como os agricultores plantam árvores jovens no campo de ensaio do cafeeiro para que outros possam ver e praticar técnicas como a plantação e o alinhamento nas suas próprias quintas. Estas plantas-barreira fomentam a biodiversidade, que mantém o solo naturalmente fertilizado e o protege do desgaste, um problema recorrente nesta região. No momento em que este texto está a ser escrito, foram plantadas 752 132 árvores ao abrigo do programa AAA da Nespresso em quintas de Jalapa.

Fotografia de Rena Effendi

Ao sabor do sol

Cultivar cerejas de café de qualidade é apenas o primeiro passo para produzir café bom o suficiente para ser desfrutado em todo o mundo e o seu processamento é igualmente importante. Assim que os grãos frescos são retirados da polpa protetora das suas cerejas, são espalhados pelo pátio do moinho, já que a secagem ao sol é ainda uma das melhores formas de melhorar os perfis de sabor dos grãos, mantendo a sua qualidade.

Fotografia de Rena Effendi

Recuperação do equilíbrio natural

As encostas montanhosas de Jalapa estão repletas de biodiversidade e é este ecossistema de equilíbrio delicado que garante uma forma sustentável de cultivar café. Os métodos agrícolas anteriores de desbravamento e de cultura intensiva dos solos férteis destruíram este ciclo natural, deixando a área diminuída e vulnerável a condições climatéricas adversas. Mas agora os agricultores estão a aprender a integrarse neste ecossistema, implementando técnicas que lhes permitem viver e trabalhar a terra sem prejudicar as terras.

​Outras histórias de café aqui.

Fotografia de Rena Effendi

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados