As Fotografias Mais Comoventes de 2017
Uma grande fotografia é aquela que espelha o sentimento do fotógrafo em relação àquilo que é fotografado no sentido mais profundo possível.
Publicado 20/12/2017, 16:45

"Ao chegarem a este acampamento, os refugiados têm de montar as próprias tendas com canas de bambu e uma lona”, afirma o fotógrafo William Daniels. “Em todas as tendas em que entrei havia alguém ferido, doente, ou traumatizado por ter visto com os seus próprios olhos um familiar a ser assassinado. Os filhos de Nur Kober (à direita) e Joleka (à esquerda) estavam doentes, todos eles com febre.”
Fotografia por William Daniels, National Geographic
Há mais de duas semanas sem medicação para uma doença hepática, Oseas Ríos estava tão debilitado que mal conseguia andar. Médiuns, seguidores do culto religioso de María Lionza, evocam espíritos Viking numa cerimónia para curar Oseas, no sopé da montanha Sorte, perto de Chivacoa, Venezuela.
Fotografia por Meridith Kohut, National Geographic
Baby, uma rapariga de 10 anos em Safeda Basti, Índia, encontra-se gravemente subnutrida. A diarreia e a nutrição deficitária são comuns neste bairro extremamente carenciado, explica-nos o profissional de saúde Balram Yadare. “As crianças não estão a crescer, e a desenvolver as suas capacidades ao ritmo adequado.” Há falta de casas de banho, e nem sempre há água para lavar as mãos.
Fotografia por Andrea Bruce, National Geographic
Num abrigo em Vrindavan, conhecida como “a cidade das janelas”, Lalita (à direita), de cabelo apanhado e coberto por um manto branco – uma postura adotada na viuvez, em tempos considerada obrigatória na sua cultura. Ranjana, uma viúva muito mais jovem, e diretora do abrigo, está mais desapegada aos valores tradicionais.
Fotografia por Amy Toensing, National Geographic
Numa quinta do Kentucky, Emma Langley, 13 anos, Camille McCay, 10 anos, e “Emerald” Shean, 10 anos, brincam nos aglomerados de feno, após um dia pleno de atividades, num retiro onde mães ajudam as filhas a enfrentarem os desafios e as mudanças da puberdade e a aprenderem a sentirem-se bem com os seus corpos.
Fotografia por Kitra Cahana, National Geographic
No Kabanga Center, em Arlington, Virginia, Melas Luge, de 10 anos, e as irmãs Zawia, de 11 anos, e Shamima Kassimu têm de segurar os objetos para os conseguirem ver nitidamente. Os albinos sofrem frequentemente de problemas de visão que pouco beneficiam do uso de óculos. Na escola, escolhem os lugares da frente, e contam com a ajuda dos colegas, que lhes emprestam apontamentos, para alcançarem o sucesso.
Fotografia por Stéphanie Sinclair, National Geographic
Em 2011, o cartel Los Zetas, procurando vingar-se de indivíduos que acreditava tratarem-se de informadores, varreu as ruas de Allende e alguns aldeamentos vizinhos, matando dezenas, possivelmente centenas de pessoas. Afetados pelas atrocidades perpetradas pelo cartel, os membros destas comunidades têm agora as celebrações do Dia dos Mortos — dia em que os mexicanos homenageiam os seus antepassados — como um costume que lhes é particularmente caro.
Fotografia por Kirsten Luce, National Geographic
A jovem Nona (Nona significa “Miss”) vive acorrentada com uma família de humanos, em Kumersot. Tratando-se de um animal selvagem cuja espécie se encontra ameaçada, ter um yaki — como são conhecidos no idioma local — como animal doméstico é ilegal. Há organizações de defesa dos direitos dos animais a procurar casos como de Nona e a resgatarem estes animais.
Fotografia por Stefano Unterthiner, National Geographic
Soldados Samburu encontraram este elefante bebé preso num pequeno poço. Como o grupo de elefantes do qual esta cria fazia parte não voltou para a vir resgatar, os soldados levaram-na para o santuário de Dubbed Kinya, onde encontrou cuidados e carinho por parte de tratadores como Rimland Lemojong. Ainda assim, infelizmente, acabou por falecer semanas mais tarde.
Fotografia por Ami Vitale, National Geographic
Sacos de plástico contendo os corpos de águias-de-cabeça-branca são guardados num frigorífico que em 2016 armazenou cerca de 2,700 aves mortas.
Fotografia por Amber Bracken, National Geographic
Uma refugiada é fotografada num planalto junto a uma nova seção do campo de refugiados de Kutupalong, onde vive. Fugindo da campanha de terror de que têm sido alvo no Myanmar, por parte dos militares, a maioria dos elementos da comunidade rohingya que aqui encontraram refúgio chegou recentemente.
Fotografia por William Daniels, National Geographic
Numa alternativa a uma das tradições mais chocantes da região, meninas da aldeia de Masanga, na Serra Leoa, participam numa cerimónia de iniciação à idade adulta. Diferente das tradições Bondo convencionais, esta não implementa práticas de mutilação genital. Desde 2010 mais de 600 jovens participaram neste ritual.
Fotografia por Stéphanie Sinclair, National Geographic
Durante cinco anos, Trina (a sua alcunha nas ruas) “andou pela estrada” — uma expressão jamaicana que se refere a indivíduos transgénero que são expulsos de casa e obrigados a prostituírem-se para sobreviverem. Trina já foi atacada com ácido, facas, um machete e uma arma de fogo. Na fotografia, mostra-nos a cicatriz da bala na sua anca.
Fotografia por Lynn Johnson, National Geographic
Rose Dena, 85 anos, esforça-se para limpar o que sobrou da sua casa, no Haiti, mais de um mês depois do furacão Matthew ter assolado a região, em outubro de 2016.
Fotografia por Andrea Bruce, National Geographic
Os pertences da infância de Michele Trieb, empilhados em cima da sua cama. (Após o Furacão Harvey)
Fotografia por Erin Trieb, National Geographic
Com uma cortina a servir de manto e uma coroa de cartão, Kristina Khudi é a “Princesa da Tundra”, numa comunidade de Nenetses junto ao mar de Kara. A menina de oito anos afirma que a sua altura do ano favorita é o verão, quando um helicóptero enviado pela Gazprom (empresa do setor energético russo) e pelo governo regional a transporta, e a outras crianças, da escola para junto das suas famílias itinerantes. No outono, quando helicóptero regressa, algumas crianças escondem-se na tundra.
Fotografia por Evgenia Arbugaeva, National Geographic
“Para alguém que programa a sua rotina ao segundo, e anda sempre de fato e gravata, deambular pelo oceano deve ter sido um grande desafio”, afirma o fotógrafo Brian Skerry, com esperança de que esta imagem de Barack Obama a fazer mergulho ajude a sensibilizar a sociedade para a importância da conservação dos oceanos.
Fotografia por Brian Skerry, National Geographic
Durante o Eid al-Fitr, uma cerimónia que celebra o fim do Ramadão, mulheres muçulmanas rezam no Angel Stadium, em Anaheim, Califórnia.
Fotografia por Lynsey Addario, National Geographic
Tendo vivido muito mais do que os seus oito anos de idade poderiam sugerir, Delagha Qandagha não contou aos pais, que estão no Afeganistão, o quão árdua foi a sua viagem até à europa: “Perguntaram-me se foi difícil, mas eu disse que não. Não queria que se preocupassem.”
Fotografia por Muhammed Muheisen, National Geographic
Peregrinos ortodoxos vindos da Etiópia celebram a Páscoa no topo da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Numa já longa disputa com os coptas egípcios, monges etíopes têm vindo ocupar o telhado do mosteiro ao longo dos últimos 200 anos, sublinhando a sua reivindicação por uma fração da igreja.
Fotografia por Alessio Romenzi, National Geographic
A vontade de ensinar crianças a trabalhar com computadores levou estas mulheres Samburu até uma sala de aulas num povoado a norte de Nairóbi. Estão a aprender a usar tablets. Estes são especialmente resistentes e estão equipados com Internet por satélite, e alguns programas de educação previamente carregados. A tecnologia começa a chegar a algumas das regiões mais isoladas de África, consistindo maioritariamente em telemóveis relativamente baratos.
Fotografia por Ciril Jazbec, National Geographic
"O melhor de ser uma rapariga é que, agora, já não tenho de fingir que sou um rapaz." – Avery Jackson, Kansas, Missouri.
Fotografia por Robin Hammond, National Geographic
Angelito Luciano, 41 anos, foi um dos voluntários que ajudou a polícia em operações de combate ao tráfico de droga. Segundo o relatório da polícia, foi morto no que se acredita ter sido um homicídio relacionado com o tráfico de droga.
Fotografia por Adam Dean, National Geographic
Ghulam Ishaq, um lojista de Karachi, Paquistão, não confiava na vacina para prevenir a poliomielite. Agora culpa-se pelo duplo infortúnio da sua filha de quatro anos. Rafia tem uma perna incapacitada pela poliomielite e a outra partida por causa de um carro do qual não se conseguiu desviar.
Fotografia por William Daniels, National Geographic
Uma lixeira em Ghazipur, na Índia. Estes cerca de 0,28 quilómetros quadrados de lixo são terreno fértil para Zarina, de sete anos, encontrar objetos para vender. Como muitas meninas da sua idade espalhadas pelo mundo inteiro, Zarina vive numa situação de pobreza extrema e sem acesso à educação.
Fotografia por Stéphanie Sinclair, National Geographic
Na Lagoa de Laguna San Ignacio, um turista estende o braço na esperança de acariciar uma das baleias-cinzenta que se passeiam pela baía para se reproduzirem e cuidarem das baleias mais jovens. Em tempos temidos pelos pescadores, estes animais invulgarmente simpáticos têm agora um papel crucial na economia da região.
Fotografia por Thomas P Peschak, National Geographic
Quando chega a hora de dar à luz, os geladas de Guassa, animais extremamente sociáveis, tendem a isolar-se para evitarem comportamentos violentos por parte dos outros macacos, e mantêm-se o mais silenciosos possível para não despertarem a atenção de predadores.
Fotografia por Jeffrey Kerby e Trevor Beck Frost, National Geographic
Cientistas a colocar coleiras de controlo em 11 girafas na reserva the Leparua Community Conservancy, no Quénia.
Fotografia por Ami Vitale, National Geographic
Apesar de alguns ativistas se mostrarem céticos, e destas porem em causa a conservação e o bem-estar dos animais, na Amazónia, as visitas guiadas que incluem interações com a vida selvagem são cada vez mais populares. Na fotografia, turistas nadam com um boto-cor-de-rosa, perto de Manaus, Brasil. Os arranhões na pele do animal são resultantes de disputas que este travou com outros para apanhar os iscos que lhes são lançados.
Fotografia por Kirsten Luce, National Geographic
Esta fotografia corresponde a um dos primeiros instantes de um eclipse, capturado pelo fotógrafo da National Geographic Babak Tafreshi. Foi tirada a bordo de um jato que sobrevoava o Pacífico no momento em que começou o eclipse.
Fotografia por Babak Tafreshi, National Geographic
Também lhe poderá interessar
Fotografia
Estas Fotografias Mostram como Foi a Luta Diária Contra os Mosquitos do Zika
Fotografia
As Fotografias Mais Populares do Nosso Instagram em 2017
Fotografia
Fotografia do Dia
Fotografia
As nossas mais impressionantes fotografias antigas de mulheres de todo o mundo
Fotografia
13 Imagens que Captam a Maravilha e Emoção da Arqueologia