21 Cidades Gastronómicas de Todo o Mundo
O nosso índice de dados dos destinos mais deliciosos do mundo é um banquete em movimento.
Por Nevin Martell
Publicado 25/03/2019, 16:37

1. LONDRES
Faça um curso intensivo de cultura gastronómica britânica explorando o movimentado Borough Market, no extremo sul da London Bridge. Os vendedores ambulantes têm de tudo, desde marisco recém-pescado e produtos recém-colhidos, a queijos artesanais e assados premiados. Prove os pratos tradicionais, como o pequeno-almoço inglês completo, no Regency Café, ou o clássico fish and chips, ou peixe e batatas fritas, no centenário Golden Hind. Experimente a culinária contemporânea no The Hand and Flowers, o único pub com duas estrelas Michelin em Inglaterra. Está com espírito de aventura? Dê um passeio até ao Carousel, que tem chefes e conceitos rotativos.
Fotografia por Yiu Cheung, Getty Images
2. TÓQUIO
Faça um passeio pela Omoide Yokocho, onde as minúsculas tabernas yakitori servem espetadas de frango a escaldar, acabadas de sair da grelha. No bairro de Kichijoji, prepare o seu estômago para os estabelecimentos da Harmonica Yokocho, onde se come de pé.
Fotografia por Lucas Vallecillos, VW Pics, Redux
3. SEUL
Com 5 mil vendedores, o Mercado Gwangjang oferece pratos icónicos, como soondae (morcela). Para um churrasco coreano, experimente o reconhecido WooSung Galbi, e para uma experiência mais requintada visite o restaurante Yeontabal BBQ.
Fotografia por Sean Pavone, Alamy Stock Photo
4. PARIS
A Cidade da Luz encanta com os seus restaurantes deslumbrantes de três estrelas Michelin, como o Pierre Gagnaire e o Arpège, e com os movimentados mercados de rua e lojas como a Quatrehomme, que tem mais de mil variedades de queijo.
Fotografia por Cathrine Stukhard, Laif, Redux
5. NOVA IORQUE
Desde pratos de caril, em Murray Hill, em Manhattan, às massas recheadas em Little Odessa, em Brooklyn, os bairros nova-iorquinos oferecem sabores mundiais. Não perca o restaurante cheio de atitude, Absolute Bagels, no Upper West Side.
Fotografia por Louise Palmberg, Redux
6. ROMA
Completamente épico, o Mercado Testaccio tem bancas com produtos biológicos, vendedores de peixe, e refeições preparadas que representam toda a Itália. O arquétipo de uma refeição romana? A massa tonnarelli de Checchino dal 1887 é servida com um molho espesso de rabo de boi.
Fotografia por Nati Shohat, Flash90/Redux
7. BANGUECOQUE
Devore comida de rua como a tom sap (sopa de porco agridoce) e som tam (salada de papaia verde picante). Depois, reserve uma mesa no restaurante Nahm, onde o chef Pim Techamuanvivit dá um toque moderno à comida tailandesa.
Fotografia por DAVID TERRAZAS, The New York Times, Redux
8. SÃO PAULO
Visite a região de Baixo Pinheiros para experimentar alguns dos bares e restaurantes mais badalados da cidade, com gastronomia que vai desde a Ásia à Europa, em homenagem à extensa comunidade de expatriados. O Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão, o que explica os sabores autênticos dos restaurantes Izakaya Issa e Shin-Zushi. Se quiser provar comidas indígenas – formigas ou erva jambu que pica na língua – transformadas em pratos que se comem uma vez na vida, dirija-se ao restaurante D.O.M., do chef Alex Atala. Mantenha os seus níveis de cafeína com uma visita ao moderno Coffee Lab.
Fotografia por Luiz Maximiano, Laif, Redux
9. BARCELONA
Prove queijos e azeites sob o teto colorido do Mercado de Santa Caterina. De seguida, delicie-se com o prato catalão la bomba, uma bola frita de puré de batata recheada com carne – perfeita com um copo de vermute suave.
Fotografia por Frank Heuer, Laif, Redux
10. DUBAI
Seja qual for o seu desejo, pode satisfazê-lo neste oásis em constante evolução. No restaurante Pierchic encontra marisco do melhor que há, no Al Hadheerah a comida árabe é acompanhada por lutas de espadas, e no ultraluxuoso Enigma pode contar com a presença de chefs famosos.
Fotografia por Monica Gumm, Laif, Redux
11. ISTAMBUL
No bairro Eminönü é obrigatório provar uma sandes peixe, onde os barcos grelham o seu pescado acabado de apanhar. Também obrigatórias são as espetadas de cordeiro, temperadas com pimenta urfa picante, e as delícias turcas da loja de doces, com 240 anos, Hacı Bekir.
Fotografia por Rolf Nobel, Visum, Redux
12. SINGAPURA
Troque a cozinha de alto nível pelos pátios de comida, ou centros de vendedores ambulantes. As culturas chinesa, indiana e malaia entrelaçam-se para produzir sabores intensos, como a sopa laksa de caril picante e bak kut (costeletas de porco cozidas em caldo de carne).
Fotografia por Robert Haidinger, Laif, Redux
12. MADRID
Visite os bares do Barrio de las Letras, com paragens na Taberna La Dolores e no restaurante Lamiak. Os petiscos chamados pintxos são muito saborosos, deguste-os com um gin tónico, bebida que os espanhóis gostam de preparar.
Fotografia por LucVi, Getty Images
14. XANGAI
Nas ruas de três vias da French Concession, visite os cafés que lhe agradam mais. Deguste sabores de toda a China, e não se esqueça de provar o viciante xiao long bao (bolinhos recheados de caldo de carne, cozidos a vapor).
Fotografia por Fabio Nodari, Alamy Stock Photo
15. OSAKA
Prove as okonomiyaki – panquecas saborosas feitas com legumes ralados, com ingredientes extra à sua escolha – e takoyaki, massa frita recheada com polvo. Beba como os habitantes locais nos bares de saqué, perto das estações de comboios de Namba.
Fotografia por Xavier POPY, Rea, Redux
16. LAS VEGAS
Os chefs de topo, desde José Andrés a Joël Robuchon, iluminam a Strip. Afaste-se do brilho das luzes para um motim de comida havaiana (prove o Spam musubi no restaurante Island Sushi), que ajudou a cidade a obter a alcunha de “Nona Ilha”.
Fotografia por Mark Peterson, Redux
17. HONG KONG
Deambule pelo Temple Street Night Market, ou pelo bairro Sham Shui Po, em Kowloon, e aprecie o clássico cantonês: chee cheong fun (rolos de massa de arroz com molho de soja temperado) e char siu bao (pãezinhos com pedaços de carne de porco doce).
Fotografia por Stefan Mokrzecki, Getty Images
18. BERLIM
Os panados e a cerveja de trigo são apenas o começo. Esteja atento aos cocktails gespritztes (cerveja com refrigerantes de fruta), às salsichas de caril picante, às sandes doner kebab e aos donuts pfannkuchen recheados com gelatina.
Fotografia por Andreas Pein, Laif, Redux
19. PEQUIM
O Pato à Pequim tem o destaque principal (e com razão), mas partilhar uma panela quente de caldo de carneiro (shuanyangrou) é uma experiência completamente nova. Os restaurantes mergulham fatias finas de carneiro e vegetais em caldo a ferver, barrando-as depois com pasta de sésamo.
Fotografia por Nicolas Maderna, Alamy Stock Photo
20. RIO DE JANEIRO
Relaxe nos botequins, com cervejas geladas e petiscos salgados. Ou siga as carrinhas de comida que oferecem pratos de todo o mundo. No restaurante Oro, o chef Felipe Bronze reinventa a comida tradicional brasileira com toques modernos.
Fotografia por Foto Arena LTDA, Alamy Stock Photo
21. NOVA DELI
Para uma experiência à antiga, opte por uma paratha – pão sírio. Para mergulhar no modernismo, experimente o restaurante Indian Accent, que oferece sabores antigos de novas formas, como a fruta de jaqueira num taco de pão chapati.
Fotografia por Stuart Freedman, Getty Images
Também lhe poderá interessar
Viagem e Aventuras
Imagens da Aventura de Gordon Ramsay no Alasca
Viagem e Aventuras
Imagens da Viagem de Gordon Ramsay ao Laos
Viagem e Aventuras
Imagens da Aventura de Gordon Ramsay no Havai
Viagem e Aventuras
Imagens da Aventura de Gordon Ramsay em Marrocos
Viagem e Aventuras
Imagens da Aventura de Gordon Ramsay na Nova Zelândia