19 Árvores Icónicas de Todo o Mundo
Observe estas maravilhas naturais, da macieira de Newton a uma árvore no meio do trânsito da Serra Leoa.
Publicado 5/07/2019, 15:19 , Atualizado 17/11/2020, 09:11

ÁRVORE SOLITÁRIA DO LAGO WANAKA: WANAKA, NOVA ZELÂNDIA – Parecendo brotar das profundezas do Lago Wanaka, na Nova Zelândia, este salgueiro solitário chamou a atenção de inúmeros visitantes da Ilha do Sul. O Lago Wanaka fica nas extremidades do Parque Nacional Mount Aspiring, oferecendo vistas panorâmicas da serra para quem deseja fazer caminhadas.
Fotografia por Martin Valigursky, Alamy
ÁRVORE PRISÃO BOAB: DERBY, AUSTRÁLIA – A Árvore Prisão Boab, em Derby, na Austrália, destaca-se das outras árvores pelo seu formato largo, com um tronco oco em forma de garrafa – supostamente já foi usada como prisão. Quem visita a região tem acesso à acidentada costa norte e à paisagem árida e alienígena da Austrália Ocidental.
Fotografia por Diane Cook e Len Jenshel, Nat Geo Image Collection
PANDO GROVE: FLORESTA NACIONAL DE FISHLAKE, UTAH, EUA – Conhecida por "Gigante Trémulo", o que parece ser uma densa floresta de álamos é na verdade um organismo vivo individual, com 47.000 árvores geneticamente idênticas. Situada na Floresta Nacional de Fishlake, no estado norte-americano do Utah, os turistas costumam reunir-se aqui no outono, quando as folhas mudam de cor e o bosque se transforma em tons de dourado.
Fotografia por Diane Cook e Len Jenshel, Nat Geo Image Collection
ÁRVORE DA CAVERNA DE KALALOCH: PARQUE NACIONAL OLYMPIC, EUA – Com raízes dispersas num desfiladeiro, a Árvore da Caverna de Kalaloch, no Parque Nacional Olympic, em Washington, parece ter a vida presa por um fio, formando também um abrigo natural. A melhor maneira de chegar a esta caverna é através de uma caminhada pela praia ocidental do parque, ao longo do Oceano Pacífico.
Fotografia por Martin Konopacki, Alamy
TEMPLO TA PROHM: SIEM REAP, CAMBOJA – Apesar de muitos templos do Camboja se orgulharem das suas maravilhas arquitetónicas, o Templo Ta Prohm, em Siem Reap, com uma selva de figueiras, permite que a natureza seja o centro das atenções. Este sítio fica nas proximidades de Angkor Wat e de outros monumentos sagrados, uma visita obrigatória para testemunhar o poder da natureza ao longo do tempo.
Fotografia por Robert Clark, Nat Geo Image Collection
MACIEIRA DE NEWTON: LINCOLNSHIRE, INGLATERRA – Acredita-se que esta macieira, perto da casa da família de Sir Isaac Newton, em Lincolnshire, Inglaterra, foi onde o cientista se sentou e testemunhou a famosa maçã a cair, algo que inspirou a sua teoria da gravidade. A Mansão Woolsthorpe oferece eventos especiais e exibe os seus artigos de investigação.
Fotografia por Paolo Woods, Nat Geo Image Collection
LE CHÊNE CHAPELLE: ALLOUVILLE-BELLEFOSSE, FRANÇA – Retorcido e envelhecido, este antigo carvalho, em Allouville-Bellefosse, uma aldeia agrícola na região da Normandia, em França, vigia solo sagrado há quase mil anos. Resistindo às intempéries e a grande parte da história de França, esta árvore foi escavada para abrigar duas capelas – cenário de uma peregrinação anual, em agosto, para a Festa da Assunção da Virgem.
Fotografia por Hervé Lenain, Alamy
ÁRVORE DE ALGODÃO: FREETOWN, SERRA LEOA – Na cidade velha da capital da Serra Leoa, Freetown, existe uma enorme árvore de algodão no meio do trânsito. A árvore é um ponto de encontro desde a fundação da cidade.
Fotografia por Aurelie Marrier d'Unienville, Alamy
ANGEL OAK: CHARLESTON, EUA – Em Charleston, na Ilha de John, o Angel Oak oferece um ambiente sombreado com 1600 metros quadrados para descansar em tranquilidade. Estendendo-se em largura e em altura, os galhos do Angel Oak formam uma cobertura densa e uma tentadora zona de recreio.
Fotografia por Glenn Nagel, Alamy
JAYA SRI MAHA BODHI: ANURADHAPURA, SRI LANKA – Acredita-se que a figueira Jaya Sri Maha Bodhi, nos Jardins Mahamewna de Anuradhapura, no Sri Lanka, tenha sido plantada com ramos da histórica Sri Maha Bodhi, em Buda Gaya, na Índia, sob a qual Buda alcançou a iluminação. A cidade vizinha exibe outros locais sagrados com mais de mil anos.
Fotografia por Manfred Thürig, Alamy
LES FAUX DE VERZY: VERZY, FRANÇA – Com curvas que transformam os seus ramos numa cúpula saliente, as faias anãs de Verzy, em França, são há séculos a base de histórias de pesadelos na Europa. Convenientemente localizada nos arredores de Reims, esta floresta em miniatura fica nas extremidades da região vinícola de Montagne de Reims, próxima de degustações autênticas e locais de champanhe e Pinot Noir.
Fotografia por Hemis, Alamy
DRAGO MILENÁRIO: TENERIFE, ILHAS CANÁRIAS – Com uma silhueta sobrenatural e resina vermelho-sangue, a árvore Drago Milenário, em Tenerife, a ilha mais populosa das Ilhas Canárias, tem sido objeto de admiração e inspiração folclórica há mais de 800 anos. Localizada na zona norte da ilha, o monumento nacional que a rodeia tem outros exemplos peculiares da flora das Ilhas Canárias.
Fotografia por Martin Sasse, Laif, Redux
ÁRVORE DE HARDY: LONDRES, INGLATERRA – Esta árvore, perto da antiga igreja de Saint Pancras, em Londres, está rodeada por várias lápides. Estas lápides foram aqui colocadas por um jovem trabalhador dos caminhos de ferro – este jovem viria a revelar-se o famoso romancista britânico Thomas Hardy. A Árvore de Hardy tem sido imortalizada enquanto paragem literária obrigatória nas visitas guiadas de Londres.
Fotografia por Alex Segre, Alamy
OLIVEIRA DE VOUVES: CRETA, GRÉCIA – Estima-se que a Oliveira de Vouves tenha mais de 2000 anos, sendo uma das oliveiras mais antigas do mundo. Localizada na região de Vouves, em Creta, esta árvore tem produzido azeitonas durante toda a sua vida, e os habitantes locais honraram a fiel árvore com um museu sobre a história das oliveiras na Grécia.
Fotografia por deadlyphoto.com, Alamy
CARVALHO DOS NOIVOS: EUTIN, ALEMANHA – O Carvalho dos Noivos, em Eutin, na Alemanha, oferece uma caixa de correio natural para amantes de todo o mundo. A tradição de enviar uma carta para o endereço da árvore começou no século XVII. Também pode descobrir mais belezas naturais e históricas no Castelo Eutin.
Fotografia por Reinhold Eckert, Ullstein Bild, Getty
GLICÍNIA: PARQUE FLORAL DE ASHIKAGA, JAPÃO – Embora as famosas cerejeiras atraiam multidões de viajantes ao Japão durante a primavera, as maciças videiras de glicínias, no Parque Floral de Ashikaga, na região de Kanto, são obrigatórias para os amantes de flores. A glicínia central do parque, que existe desde o início da era Meiji, cobre cerca de meio hectare, criando um vasto teto de flores.
Fotografia por Judy Bellah, Alamy
THIMMAMMA MARRIMANU: ANDRA PRADEXE, ÍNDIA – Considerada atualmente a maior copa de árvore do mundo, a Thimmamma Marrimanu, na Índia, é uma figueira maciça com mais de 500 anos, na área rural de Andra Pradexe. Leve comida na mochila e faça uma viagem carro a partir de Bangalore, a 185 km de distância.
Fotografia por Tim Gainey, Alamy
SEQUOIA GIGANTE: SEATTLE, EUA – Esta curiosidade urbana, uma sequoia gigante com 24 metros de altura, ergue-se no centro de Seattle. Os turistas e os habitantes locais podem visitar a árvore de forma conveniente quando fazem compras ou enquanto jantam nos restaurantes mais badalados da cidade.
Fotografia por Elaine Thompson, Ap
CAJUEIRO: PIRANGI DO NORTE, BRASIL – Na pequena cidade costeira de Pirangi do Norte, o “Maior Cajueiro Do Mundo” é possivelmente o maior cajueiro ainda vivo, com um dossel que cobre uma área maior que um campo de futebol. Uma visita à árvore oferece a possibilidade de trazer o maior número possível de castanhas de caju – na época de fruto a árvore produz cerca de 80 mil castanhas de caju.
Fotografia por Diego Grandi, Alamy