Viagem e Aventuras

Os Dez Hotéis Mais Originais do Mundo

Desde um palácio no deserto, erguido à base de sal, a um Boeing 727 completamente transformado, estas unidades hoteleiras únicas no género redefinem o nosso conceito de hotel.segunda-feira, 11 de junho de 2018

Por Steve Larese
ver galeria

Quando escolher o alojamento da sua próxima viagem, deixe-se levar pelo entusiasmo e pela extravagância. Descubra dez destinos únicos no mundo, onde o hotel é a aventura. Durma sob o brilho mágico das Luzes do Norte, instale-se confortavelmente numa aldeia tradicional do Quirguistão ou realize os sonhos de criança e durma numa casa na árvore, numa floresta tropical.

VEJA AS FOTOGRAFIAS: Da Vida de uma Comunidade na Floresta

THE MANTA RESORT, PEMBA ISLAND, ZANZIBAR

A estância turística The Manta Resort (primeira imagem da galeria em cima) é única seja de que forma for, com as suas villas erguidas sobre a praia numa ilha remota, banhada por águas cristalinas. Mas reserve o Underwater Room e durma uns metros abaixo da superfície, enquanto peixes de muitas cores nadam junto das amplas janelas, que ladeiam a cama de casal. À noite, os projetores fixos sob as janelas podem ser ligados para atrair peixes e polvos. O piso situado à superfície compõe-se de uma zona de estar e de uma casa de banho. A cobertura é perfeita para tomar banhos de sol ou observar a Via Láctea no céu noturno. Nos momentos em que não desfrutar do quarto, mime-se com um tratamento no spa, pratique mergulho ou explore o interior da ilha dominada pela vida selvagem e cultural.

CONHEÇA: Os Melhores Lugares para Mergulhar

GOLDEN CROWN LEVIN IGLUT, LEVI, FINLÂNDIA

Um iglu, com a cúpula em vidro, oferece uma vista panorâmica sobre Levi, na Finlândia.

Maravilhe-se com as Luzes do Norte num dos 24 iglus de vidro, que acomodam casais e famílias. Situado a 9,7 quilómetros da cidade turística de Levi, cada iglu dispõe de uma kitchenette, equipada com máquina de café, uma casa de banho completa e uma cama de casal elétrica, que pode ser ajustada para contemplar a aurora boreal nas condições perfeitas. As janelas são isoladas e aquecidas para proteger das temperaturas gélidas e possuem cortinas para maior privacidade. Desfrute do calor da lareira que integra o pavilhão rústico, de pequenas dimensões e acessível a todos os hóspedes, e desafie as temperaturas geladas nas águas aquecidas de um jacuzzi exterior para contemplar as estrelas. A unidade turística dispõe ainda de um restaurante e de um edifício de receção, que completam a oferta desde dezembro de 2016.

CONHEÇA: 11 Locais Imperdíveis para Ver Auroras Boreais

KOKOPELLI’S CAVE, FARMINGTON, NOVO MÉXICO

A exclusiva unidade hoteleira conhecida por Kokopelli’s Cave leva o nome da figura humana de um tocador de flauta, esculpido na rocha há alguns séculos pelos nativos americanos, que habitavam a zona sudoeste. É um pequeno espaço de alojamento, escavado na rocha, que integra várias divisões e se ergue 31 metros acima de La Plata River Valley, num lugar remoto. Para aceder à entrada do alojamento, situada 21 metros abaixo do topo plano da elevação, os hóspedes têm de descer umas escadas, que os conduz a uma gruta circular com cerca de 158 m2 de área total, aberta na rocha pelo geólogo Bruce Black, que imaginara, inicialmente, o espaço para acolher o seu escritório. Em vez disso, Black transformou a área num alojamento de bed and breakfast e completou a oferta com a instalação de um jacuzzi e um duche em cascata na casa de banho, uma cozinha completa, uma sala de estar aquecida por uma lareira, um quarto e uma varanda, com vista sobre a paisagem deserta em baixo. Partindo deste lugar, os hóspedes podem fazer passeios de um dia aos destinos da região de Four Corners, tais como aos parques nacionais de Chaco Canyon ou Mesa Verde ou explorar a Navajo Nation.

VEJA ESTE VÍDEO: Com Paisagens Desertas do Sudoeste Americano

BOOK AND BED TOKYO, TÓQUIO, JAPÃO

Book and Bed Tokyo é um hostel pensado para os amantes de livros.

Um paraíso para os amantes de livros, o Book and Bed Tokyo lembra uma livraria de livros usados até ao momento em que os hóspedes puxam por uma prateleira, que, ao deslizar, revela um agradável recanto, equipado com uma cama, uma luz de leitura e uma tomada elétrica. Num despojamento total claramente assumido e nada aconselhável a claustrofóbicos, 30 cubos empilhados, cada um com dimensões suficientes para acolher um adulto, estão disponíveis por detrás das prateleiras, preenchidas com 3000 títulos em japonês e inglês. As casas de banho são partilhadas e os sofás, que ocupam a zona exterior às prateleiras, oferecem um espaço comum para leitura e convívio. O conceito desta unidade de alojamento aproxima-se mais do hostel do que do hotel e, com o preço da dormida a rondar os 40 euros por pessoa, terá, por certo, dinheiro mais do que suficiente para adquirir livros novos e descobrir Tóquio.

SAIBA: 10 Coisas para Fazer no Japão

DROMEN AAN ZEE, HARLINGEN, HOLANDA

Dromen Aan Zee, ou Sonhar junto do Mar em português, oferece três estadias únicas para celebrar a cultura dos mares de Harlingen. The Havenkraan desafia os hóspedes a dormirem 17 metros acima da superfície numa grua portuária, que, foi usada para descarregar navios até 1996. A sala de máquinas e o centro de comando foram transformados num elegante apartamento, com uma vista panorâmica sobre o Mar de Wadden ou Mar Frísio. Cores fortes, um sistema de entretenimento completo, uma área de refeições e uma cobertura aproximam mais esta estrutura de um sofisticado iate do que da maquinaria industrial, conhecida localmente por A Aranha. Situado nas proximidades, o Vuurtoren é um farol desativado construído em 1920, que integra, atualmente, três quartos em espiral no topo, equipado com todas as comodidades, e com uma vista de 360o sobre o mar e a cidade a partir da cobertura, situada a 22 metros de altura. Para uma opção mais perto do chão ou da água, o Reddingsboot é um barco salva-vidas transformado num quarto moderno, que pode ser levado para uma pequena viagem de duas horas. O antigo Lilla Marras, que salvou 45 vidas ao longo do tempo que esteve ao serviço da comunidade, integra agora uma casa de banho completa, com uma banheira de madeira, uma kitchenette, uma cama de casal e uma zona de estar, equipado com sistema de entretenimento. Deguste as refeições na cobertura do barco e observe o quotidiano na superfície portuária.

HOTEL COSTA VERDE, PROVÍNCIA DE PUNTARENAS, COSTA RICA

Os hóspedes do Hotel Costa Verde podem dormir num Boeing 727 de 1965, totalmente transformado e readaptado.

O lema do Hotel Costa Verde é “Ainda mais macacos do que pessoas…”, mas a outra razão que explica a fama deste espaço é que os hóspedes podem dormir num Boeing 727 de 1965 totalmente transformado e convertido numa guesthouse de luxo com dois quartos. Embora a característica fuselagem tenha sido preservada, o interior foi, totalmente, revestido por madeira teca fornecida localmente. As janelas permitem contemplar a selva e o oceano em toda a extensão do avião, que está apoiado sobre estruturas com 15 metros de altura. Terraços cobertos prolongam-se sobre a superfície das asas. Os quartos estão equipados com ar condicionado e possuem casas de banho privadas. Jante na kitchenette ou deguste os pratos locais, servidos com bebidas, no El Avión, o restaurante e o bar do Hotel Costa Verde, que ocupam o avião de cargas C-123 Fairchild, que participou na crise dos reféns do Irão no início de 1980.

CONHEÇA: Os Lugares Mais Selvagens e Bonitos do Irão

HAPPY NOMADS VILLAGE, KARAKOL, QUIRGUISTÃO

Descubra a vida nómada do Quirguistão numa das três  bozuis na Happy Nomads Village. Quirguistão significa yurt. Bordejado por jardins em flor, sob temperaturas cálidas, cada bozui foi construído segundo a tradição local e integra pavimentos aquecidos e camas duplas em torno de um perímetro circular, com capacidade para acomodar cinco pessoas. Os interiores simples estão decorados com tapetes coloridos e desenhos nas paredes e equipados com wi-fi e tomadas elétricas. A casa de banho, com dimensões generosas e vários chuveiros, é partilhada, e o pequeno-almoço, à base de pão e doces caseiros, é servido numa yurt comunitária. Durante o dia, pode dar um passeio a cavalo pelo interior montanhoso, na companhia dos proprietários, fluentes em inglês, alemão e russo, ou, no inverno, esquie em Karakol Ski Area, situado a 20 minutos de distância.

VEJA FOTOGRAFIAS: Surreais da Arquitetura Pós-Soviética

PALACIO DE SAL, SALAR DE UYUNI, BOLÍVIA

O Palacio de Sal na Bolívia foi erguido, quase na íntegra, com sal.

Já ouviu falar, por certo, de hotéis de gelo, mas o Palacio de Sal, na Bolívia, elevou o conceito a um outro nível ao usar o sal proveniente das célebres planícies de sal de Salar de Uyuni para criar um hotel de luxo, no meio do deserto da Bolívia. Quase tudo no hotel, com uma área total de 4459 m2, é feito de sal, incluindo o edifício e o mobiliário. Cada um dos 30 quartos simples, mas elegantes, com pavimentos em madeira, possui uma casa de banho privada e controlo de temperatura. As bases das camas e as cadeiras que ocupam a área comum são feitas de sal, mas os cobertores de pelúcia e as almofadas asseguram o devido conforto. As janelas da sala de jantar oferecem uma vista panorâmica sobre as planícies de sal, e as refeições incluem carne de lama e cordeiro, fornecida localmente, e a especialidade da casa, galinha ao sal. Para além da singularidade deste hotel remoto, a atração pela área reside na vastidão quase zen das maiores planícies de sal do mundo, que se estendem sob um céu noturno salpicado de estrelas.   

VEJA FOTOGRAFIAS: De Pessoas e Animais a Descansar (Dormir) em Todo o Mundo

SANTOS EXPRESS, MOSSEL BAY, ÁFRICA DO SUL

O Santos Express é um comboio de passageiros de 1920, estacionado em permanência a 30 metros de Santos Beach, e a 10 minutos a pé do complexo Dias Museum e da baixa e do porto de Mossel Bay. Quatro carruagens de passageiros integram cinco cabinas com camas de casal, vistas sobre o oceano e casas de banho partilhadas. Uma quinta carruagem acolhe um dormitório com 16 beliches para grupos grandes e viajantes com baixo orçamento. A Honeymoon Caboose tem uma casa de banho privada e um alpendre exclusivo com vista sobre o oceano. Cada uma das duas carruagens Royal Suite possui casa de banho privada, sendo ambas perfeitas para famílias ou casais, que pretendam uma carruagem para uso exclusivo. Santos Beach é uma das primeiras praias distinguidas com a Bandeira Azul, sendo um local ideal para nadar, observar as baleias, fazer compras na zona do paredão e fazer mergulho ou surf.

CONHEÇA: A Lista dos Melhores Locais do Mundo para Praticar Surf

Os hóspedes da Treehouse Lodge Resort, no Peru, dormem acima das copas das árvores.

TREEHOUSE LODGE RESORT, IQUITOS, PERU

Adormeça embalado pelos sons da floresta tropical da Amazónia peruana na nascente do rio Amazonas. Para chegar à Treehouse Lodge Resort, terá de apanhar o barco em Iquitos, e, após uma viagem de uma hora, prepare-se para subir a uma altura entre 10 a 20 metros a uma das oito casas circulares instaladas sobre as copas das árvores. As estruturas com telhado de colmo têm, em média, 5,8 metros de diâmetro, e um gradeamento, cortinas e uma rede de mosquitos facultativa são tudo o que o separa da floresta tropical. No piso inferior, situa-se uma casa de banho, com duche de água fria. Pontes suspensas interligam as oito casas a um espaço comum, também ele assente sobre a copa de uma árvore, onde são servidas refeições gourmet inspiradas nos pratos tradicionais do Peru. Esquilos, macacos, araras, preguiças e outros habitantes da floresta tropical são presença assídua nesta estância ecológica com 140 hectares. Poderá dispor dos serviços de um guia exclusivo e os passeios diários incluem a observação de golfinhos e visitas às aldeias indígenas.

SAIBA: 10 Forma de Conhecer o Mundo numa Bolha de Vidro

Continuar a Ler