As Razões que Fazem da Namíbia o Seu Próximo Destino

Antecipe-se às multidões, faça as malas e descubra as maravilhas deste país africano.terça-feira, 15 de maio de 2018

Por Austa Somvichian-Clausen

Dunas de sedimentos de areia em tons ocre, uma fauna selvagem rica e contornos de montanhas escarpadas que se erguem no horizonte dominam a paisagem de um país, conhecido como “terra dos bravos”, num aceno ao seu hino: a Namíbia.

Um certo casal real terá, alegadamente, escolhido este país de aventuras para passar a sua lua-de-mel. Por isso, talvez queira considerar a hipótese de reservar bilhetes com alguma antecedência, antes que a Namíbia se torne no destino da moda.

Este país, que ainda faz parte da Commonwealth, é o destino ideal para os noivos reais, Príncipe Harry e Meghan Markle, que já tinham passado as primeiras férias juntos numa tenda, sob o céu estrelado do Botswana. Também a Namíbia lhes poderia oferecer a tão desejada privacidade, algo difícil de encontrar quando se é um membro da realeza, sobretudo numa viagem única como a de lua-de-mel.

A Namíbia, um país com o dobro do tamanho da Alemanha, é habitado por dois milhões de pessoas apenas, sendo, por isso, um dos países menos populosos do mundo. A paisagem árida, habitada por poucos, é, ainda assim, uma visão do outro mundo. E não é essa precisamente a razão que nos leva a cortar com a rotina e a procurar novos horizontes?

Se visitar a Namíbia, descubra The Skeleton Coast ou A Costa dos Esqueletos em português. Esta praia é conhecida por ser o lugar que as baleias elegem para morrer. Os seus esqueletos, mirrados e já sem cor, povoam o areal, entre as carcaças de barcos outrora imponentes. Apesar da desolação evidente, os cenários são deslumbrantes. É importante referir que a zona norte da costa é somente acessível por via aérea, mas a visita é justificada pela visão das ondas salpicadas por focas e flamingos, ali onde o oceano interceta um outro mar: o das areias.

A Namíbia é também anunciada como um dos melhores destinos para observar a vida selvagem do sul de África, abrigando uma das maiores populações de chitas do mundo. Viaje para norte em direção ao Parque Nacional de Etosha para observar os elefantes, os rinocerontes negros e grandes felinos. Igualmente a norte, situa-se Damaraland, onde se pode observar elefantes, adaptados às condições do deserto, vagueando em liberdade e seguir o rasto da maior população de rinocerontes na natureza em terras africanas.

Quer procure a aventura, umas férias de luxo, um simples momento de evasão ou um pouco dos três, a Namíbia pode ser o destino ideal para si. Quando um lugar começa a tornar-se na sensação do momento, o melhor mesmo é antecipar-se e fazer as reservas o quanto antes.

Continuar a Ler