Reserva Dark Sky: Conheça o Lado Negro do Alqueva

Aventure-se na noite perfeita debaixo do majestoso céu alentejano e apaixone-se pela região em redor do grande lago do Alqueva.sexta-feira, 25 de maio de 2018

Por National Geographic

A criação da Reserva Dark Sky Alqueva veio dar um encanto ainda maior ao Alentejo e à sua famosa planície imensa – uma maravilhosa visão que nos transmite paz e serenidade, apenas aqui e ali irrompida pelas serras de São Mamede, Ossa, Adiça, Portel e Caldeirão. Se já teve a oportunidade de visitar um planetário, sabe o quão indescritível é a sensação de contemplar o céu noturno, ainda que artificial. Em Portugal, temos a sorte de poder ter essa experiência ao ar livre.

Além de nos deixar contemplar o lado negro do Alqueva, o majestoso manto de estrelas e galáxias que pintam o céu durante a noite acompanhado apenas pelo ruído musical da própria natureza, o Dark Sky Alqueva dá-nos uma oportunidade perfeita para realizar outras atividades e conhecer tudo o que os três mil quilómetros quadrados circundantes têm para nos oferecer, nomeadamente nos municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos.

Tudo isto é possível graças à Rota Dark Sky Alqueva. Associada à Reserva Dark Sky Alqueva, é constituída por unidades de alojamento, restauração, produtores regionais e empresas de animação turística, e é a partir deste roteiro que poderá conhecer melhor a cultura, gastronomia e geografia desta magnífica região. Imagine-se sob o céu estrelado a fazer um passeio a cavalo, uma prova de orientação, observação noturna de vida selvagem ou de aves, a cear nas margens do Alqueva, a fazer uma prova de vinhos, a dar um agradável passeio de canoa ou simplesmente uma revigorante caminhada. Seja de noite ou de dia, vai ter muito com que se entreter.

Mas deixemos de lado as introduções e passemos às explicações: o que há para fazer, onde e como.

ONDE É QUE ESTÁ O LADO NEGRO DO ALQUEVA?

Para o encontrar, nada melhor do que recorrer ao observatório oficial localizado na sede do Dark Sky Alqueva, na Cumeada. Equipado com telescópios de vanguarda para a observação solar e astronómica, este local dá-nos acesso a uma experiência visual única. Desde planetas até às crateras da Lua, e passando pelo céu mais profundo e longínquo do Universo, deixe-se levar numa viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.

E SE QUISER OBSERVÁ-LO PELOS MEUS PRÓPRIOS MEIOS?

Claro que também é possível fazer uma observação pessoal ora mais simples a olho nu, ora mais minuciosa através de material dedicado – se é adepto da astrofotografia, vai ter muito espaço na região para fazer experiências e captações únicas. De sublinhar a forte colaboração das autarquias que integram a Reserva, uma vez que a iluminação pública artificial é diminuída entre as 23 e as 5 horas da manhã.

QUE MAIS POSSO FAZER NA REGIÃO DO ALQUEVA?

Tendo um meio de locomoção à disposição e qualquer forma de cartografia de apoio – seja um moderno sistema de navegação ou um tradicional mapa em papel –, é fácil partir à aventura e conquista de novas experiências no Alentejo interior. Seja com ou sem roteiro já preparado, é um desafio obrigatório partir à descoberta das maravilhas que a região em redor do grande lago do Alqueva tem para oferecer. Tudo isto graças a três ingredientes fundamentais: a excelente gastronomia, as ótimas paisagens e as gentes de coração grande e aberto.

POSSO OPTAR POR PACOTES JÁ FEITOS À MEDIDA?

Claro que sim. Começando pela índole astronómica, o Dark Sky Alqueva permite o acesso a uma grande variedade de atividades de natureza diversa: imagine-se numa experiência de sensações e sabores incrível, como por exemplo relaxar ao pôr-do-sol e degustar um cocktail ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas. Parece-lhe irresistível? A nós também – tudo o que tem de fazer é consultar as sugestões e contactar a Reserva Dark Sky por e-mail via info@darkskyalqueva.com ou através do formulário direto.

QUE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES TENHO À DISPOSIÇÃO?

Além da astronomia, a Reserva Dark Sky tem uma série de parceiros especialistas noutras áreas que lhe permite a preparação de pacotes especialmente desenhados para cada caso, e que lhe poderão proporcionar dias inesquecíveis desde o momento em que o Sol nasce até que se deita e põe à vista a noite mais estrelada do Alentejo. Consulte o site para conhecer todas as opções e atividades disponíveis.

Sabia que a Reserva Dark Sky Alqueva é a primeira do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination? Concedida pela Fundação Starlight, esta atribuição é apoiada por entidades como a UNESCO e a Organização Mundial do Turismo. Isto significa que Portugal e Espanha possuem um lugar transfronteiriço onde a poluição luminosa é muito baixa, permitindo aos visitantes desfrutarem de oportunidades únicas e inigualáveis para a observação do céu noturno. A certificação cobre, neste caso, uma área de 10 mil quilómetros quadrados em redor do grande lago do Alqueva, em que se incluem nove conselhos portugueses: Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora, Mértola e Serpa.

Sabia que a par dos Passadiços do Paiva, o Dark Sky Alqueva também está nomeado para os World Travel Awards na categoria Europe’s Leading Tourist Attraction. Está a competir com monumentos como a Torre Eiffel, a Sagrada Família, o Coliseu de Roma, o Palácio de Buckingham ou a Acrópole de Atenas.