Viagem e Aventuras

Deslumbrante Jogo de Luzes Ilumina Célebre Rochedo Australiano

Este ano, veja o Uluru sob uma nova luz.terça-feira, 19 de junho de 2018

Por Jim Byers
A instalação “Campo de Luz de Uluru” transporta os visitantes através de um jardim cintilante.

Imagine o Uluru, uma das mais célebres formações rochosas do Planeta, em todo o seu esplendor laranja-avermelhado. Agora imagine a silhueta desse mesmo majestoso e ancestral rochedo contra a luz de mais de 50 000 delicados filamentos, que brilham em tons púrpura, laranja suave e rosa algodão doce, tudo isto enquanto o entardecer envolve o Outback, na Austrália (o interior desértico australiano).

No fundo, é isto que experienciará na instalação “Campo de Luz de Uluru”, aberta ao público até 31 de dezembro de 2020.

Situada no interior da Estância Ayers Rock, no Território do Norte, esta notável exposição do artista Bruce Munro, nascido no Reino Unido, já atraiu cerca de 120 000 visitantes desde a sua abertura ao público, em 2016. O espetáculo é particularmente impressionante quando o sol se põe por trás do Uluru (também conhecido como Ayers Rock), uma montanha sagrada para os aborígenes locais.

“Tive esta imagem mental de uma paisagem de caules luminosos que, como sementes dormentes num deserto ressequido, aguardavam pacientemente pela escuridão, sob um fulgurante manto de estrelas do Sul, para florescerem em delicados ritmos de luz,” diz-nos Munro acerca do seu trabalho.

A instalação, intitulada Tili Wiru Tjuta Nyakutjaku (“olhando para muitas luzes bonitas”) em pitjantjatjara, a língua local, contém mais de 50 000 caules, encimados por esferas de vidro fosco, ocupando uma área superior a quatro campos de futebol. Diversos percursos conduzem os visitantes através da instalação, tal como se estivessem a caminhar num jardim de luz mágico. Toda a iluminação provém de energia solar e são usados mais de 380 quilómetros de fibra ótica, que serão posteriormente reciclados, para serem usados noutras instalações.

A Estância Ayers Rock Resort oferece vários pacotes para visitar o “Campo de Luz de Uluru.” O Passe Campo de Luz básico (AU$39, cerca de €26) inclui transporte até ao local e algum tempo para apreciar a obra de arte. Há outros pacotes que incluem visitas guiadas, canapés, vinho espumante e até uma viagem de camelo.

Não tem forma de se deslocar até ao Outback? Não de preocupe. Pode agora explorar o Uluru através do Google Street View.

ver galeria
Continuar a Ler