Viagem e Aventuras

25 Lugares Onde as Mulheres Detêm o Poder

Desde equipas de mergulho completamente femininas a chefes de estado, eis os destinos mundiais onde as mulheres lideram. Quinta-feira, 21 Março

Por Becky Little

As mulheres governaram durante milhares de anos. Neitotepe, que se tornou na primeira rainha do Egito há cerca de 5 mil anos, foi seguida, alguns séculos depois, por Kubaba, que se tornou rainha da Suméria, onde atualmente fica o Iraque. Ao longo dos milénios, a balança oscilou, mas as líderes femininas também deixaram a sua marca no mundo moderno. Desde 1960, pelo menos 59 países elegeram o seu primeiro chefe de estado feminino – um marco evitado de forma notória pelos Estados Unidos em 2016, e que se pode repetir em 2020.

É óbvio que ainda existe um longo caminho a percorrer, rumo a uma representação igualitária das mulheres no governo e na sociedade. Este ano, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher destacou o problema da desigualdade de género com o tema #BalanceforBetter.

Nestas fotografias, destacamos países, cidades e comunidades do mundo inteiro onde as mulheres ocupam posições políticas e sociais importantes. Adicione alguns destes destinos à sua lista de viagens – e veja como pode participar nesta causa, mesmo a partir de casa.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

Continuar a Ler