Viagem e Aventuras

4 Cidades Brasileiras que o Vão Fazer Sentir em Portugal

Pode não parecer, mas estas cidades brasileiras são idênticas às cidades portuguesas. Se viajar até ao Brasil, não deixe de visitá-las.terça-feira, 5 de novembro de 2019

Por National Geographic
Centro Histórico de Salvador, no Brasil.
Centro Histórico de Salvador, no Brasil.

A língua portuguesa não é o único elo de ligação entre o povo português e o povo brasileiro. A cultura e a arquitetura portuguesa também deixaram marcas no Brasil. Percorrer alguns locais brasileiros não é muito diferente do que caminhar por ruas de Lisboa ou Óbidos. Na verdade, vai sentir-se em casa. Conheça quatro cidades brasileiras que se parecem com as cidades típicas portuguesas.

4 cidades brasileiras que parecem portuguesas

Ouro Preto

Outo Preto localiza-se em Minas Gerais e foi fundada no século XVII. Foi apenas no século XVIII que a cidade se tornou o ponto de ligação dos mineiros de ouro e o centro da exploração de minas auríferas no Brasil.
Apesar do declínio da cidade após o esgotamento das suas minas, ainda hoje é possível observar várias igrejas, pontes e fontes que tiveram mão do escultor barroco António Francisco Lisboa.
De facto, não encontrará nenhuma cidade de Minas Gerais com uma oferta tão vasta e magnífica de igrejas como em Ouro Preto. Visitar estas edificações, trabalhadas por grandes nomes da arte portuguesa, como Francisco Xavier de Brito, Mestre Ataíde ou Manuel Francisco Lisboa, vai fazê-lo sentir em Portugal.

Farol da Barra, em Salvador da Bahia.
Farol da Barra, em Salvador da Bahia.

Salvador da Bahia
Foi a primeira capital do Brasil e é a simbiose perfeita entre o passado e o presente. Passado este que contempla muito da História e da presença de Portugal neste país.
A conquista portuguesa do território onde se encontra atualmente Salvador começou em 1501. Era dia 1 de novembro quando a Baía de Todos-os-Santos recebeu o seu nome e um padrão português, instalado na Barra.
Para além do farol, das inúmeras igrejas, fontes e do Pelourinho, vai identificar automaticamente elementos que tornam esta cidade brasileira uma “réplica” das típicas cidades portuguesas, como as cores dos prédios do centro histórico.

Olinda
A cidade brasileira de Olinda situa-se no Estado de Pernambuco, a norte do Recife.
Foi fundada em 1537 pelo português Duarte Coelho que lhe atribuiu o nome de “Nova Lusitana”. São várias as pegadas deixadas por Portugal durante a sua passagem por lá, nomeadamente a Sé, o antigo Palácio dos Bispos e a Igreja da Misericórdia.
Em 1982, o seu centro histórico, que em tanto se assemelha com algumas cidades portuguesas, foi considerado Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Tiradentes
É mais uma cidade brasileira caracterizada pela sua atividade mineira que atrai imensos visitantes todos os anos. A sua história, gastronomia, cultura, artesanato e essência são aquilo que os turistas mais apreciam.
Foi fundada no século XVIII pela Coroa Portuguesa, contudo, foram vários os movimentos que surgiam para conquistar a Independência do Brasil. O mais importante foi a Inconfidência Mineira, liderada por Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como o Tiradentes – daí o atual nome da cidade.
O mártir foi condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, quando os inconfidentes foram julgados após terem sido denunciados por Joaquim Silvério dos Reis. Hoje, existe um feriado em sua homenagem.

Continuar a Ler