Locais com Neve em Portugal Para se Divertir

Se o inverno em Portugal é sinónimo de frio, para muitos é também sinónimo de neve. Confira locais com neve em Portugal para aproveitar neste Inverno.quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Por National Geographic

Dos 18 distritos portugueses, é frequente nevar em cinco deles: Guarda, Bragança, Vila Real, Viseu e Castelo Branco. No entanto, apesar de os locais com neve em Portugal serem maioritariamente a norte ou interiores, já tem acontecido nevar em sítios onde não era suposto, como em Lisboa ou no Algarve.

Como neva?
A neve define-se como precipitação sólida que ocorre numa variedade de cristais de gelo a temperaturas próximas de 0ºC, positivas e negativas. Na verdade, há o mito de que só neva com temperaturas abaixo de zero, quando na verdade pode nevar com temperaturas positivas baixas, como 2ºC.
Além disso, há dois tipos de neve: a neve seca e a “neve molhada”. O primeiro ocorre quando os flocos de neve passam por ar frio e seco, e torna-se numa neve mais parecida com pó, que não adere facilmente - perfeita para desportos de inverno. A “neve molhada” acontece quando há humidade e a temperatura é mais amena – esta neve é ideal para fazer bolas e bonecos de neve, porque adere facilmente.

Locais com neve em Portugal para diversão garantida
Seja qual for o tipo de neve, seca ou molhada, quase sempre um manto branco se estende por serras e telhados. E, ainda que seja “neve de pouca dura”, para quem não está habituado a vê-la e a senti-la com frequência, é sempre uma alegria para as crianças e para os adultos.
Se procura neve este ano, para se divertir com a família, dos miúdos aos graúdos, confira os locais com neve em Portugal que não pode perder.

Serra da Estrela
A Serra da Estrela é o sítio mais frio e mais elevado de Portugal, e é quase certo que neva aqui todos os anos. Há até uma estância de ski, para os mais corajosos! Mas não só no alto da serra está a neve, já que aqui estão concentrados muitos dos locais com neve em Portugal, como por exemplo Loriga, Manteigas, Vale do Rossim, Penhas Douradas, Gouveia e Covilhã.

Natal Branco? É na Serra da Estrela!

Parque Natural de Montesinho
Em pleno Parque Natural de Montesinho, está a aldeia transmontana de Montesinho, a mais de mil metros de altitude. Neste sítio encantado não só a neve faz as delícias! Afinal, aqui habitam espécies como o lobo-ibérico, a corça ou o veado. Mas acredite que dar de caras com um lobo-ibérico não é tão fácil como deparar-se com neve até aos joelhos.

Parque Nacional Peneda-Gerês
Este parque que compreende partes do Minho e de Trás-os-Montes também costuma receber nevões todos os anos, entre dezembro e fevereiro. Aqui, neste parque que que é uma Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO e nas suas proximidades pode divertir-se na neve em Soajo, Pitões das Júnias e Montalegre, Lindoso ou Castro Laboreiro.

Serra do Marão
Entre o Douro Litoral e o Alto Douro, está a Serra do Marão, a mais de 1400 metros de altitude. Além da neve que certamente apreciará nesta serra, poderá ainda ver as minas de volfrâmio entretanto desativadas, que datam da Segunda Guerra Mundial.

Serra do Açor
Bem pertinho da Serra da Estrela, e até a partilhar alguns locais com ela, está a Serra do Açor. Esta zona é conhecida por ser uma das mais frias e casa de alguns dos locais com neve no país. Piódão, a belíssima freguesia, é um deles.

Conheça os parques naturais em Portugal que tem mesmo de visitar.

Então e a neve artificial?
E se não há neve natural, então que venha a neve artificial! A neve artificial é feita com recurso a canhões de neve, por onde passam água e ar pressurizado. Os canhões de neve são usados em muitas estâncias de ski no mundo todo, para garantir que as pistas estão sempre com condições ideais, ainda que o clima não colabore.
Em Portugal há vários parques de diversões ou vilas-Natal onde pode divertir-se com neve artificial, como é o caso da Vila Natal de Óbidos, aberta até 5 de janeiro. Mas não só! O Christmas Fun Park estará no Passeio Marítimo de Algés entre 29 de novembro e 12 de janeiro e também vai ter neve artificial. Mas lembre-se, lá porque é artificial, não significa que não seja verdadeira, por isso proteja-se das baixas temperaturas!

Infelizmente, em nenhum destes locais com neve em Portugal poderá ver uma raposa do ártico. Mas pode vê-la aqui!

Continuar a Ler