Arquivo Fotográfico Municipal de São Brás de Alportel

Aldeia do Mês: Este fim-de-semana, há tabuleiros floridos em Parises

Caminhadas, oficinas de confecção de pão e decoração de tabuleiros, um mercado de artesanato e iguarias locais, hip hop e rancho folclórico e... um leilão. Neste fim-de-semana, a Festa dos Tabuleiros Floridos lembra que o Algarve não é só para visitar junto ao mar e no Verão.

Bruno Fernandes

Faróis na vastidão cósmica – a ciência dos "blazares"
Créditos: ESO / M. Kornmesser

Faróis na vastidão cósmica – a ciência dos "blazares"

No palco dos mistérios cósmicos brilha um titã: os blazares. São fontes de jactos poderosos, apontados para a Terra, e disparados por buracos negros que concentram a massa de mil milhões de sóis. Estes fenómenos raros são ideais para explorar a ciência das altas energias.

Bruno Arsioli (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, IA)

RAHUL BANSAL / SOLENT NEWS / CORDON PRESS

Uma mãe karateca

Esta chita fêmea só queria descansar, mas as suas crias tinham outros planos em mente.

Paula Mateu

Fenómenos celestes para ver em Maio
SHUTTERSTOCK

Fenómenos celestes para ver em Maio

Este mês reserva-nos, no hemisfério Norte, vários eventos astronómicos para apreciar ao ar livre: desde a chuva de meteoros até à visibilidade máxima das constelações da Primavera.

Constanza Vacas

Primeira mamografia aos 40, 45, ou até antes? As recomendações dividem-se.

Primeira mamografia aos 40, 45, ou até antes? As recomendações dividem-se.

A actualização da idade recomendada para a primeira mamografia para os 40 anos, sugerida recentemente pela US Preventive Services Task Force, é também defendida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Já a última recomendação do Conselho da União Europeia é mais conservadora e aponta para os 45 anos.

Constanza Vacas

Poderá a vitamina D ajudar no combate ao cancro?
MASSIMO BREGA, SCIENCE PHOTO LIBRARY

Poderá a vitamina D ajudar no combate ao cancro?

Pelo menos, um novo e intrigante estudo realizado com ratos sugere que sim. De qualquer modo, testar se os mesmos mecanismos funcionam no ser humano exigirá mais estudos, acautela o português Caetano Reis e Sousa, um imunologista do Instituto Francis Crick envolvido nesta investigação.

Tim Vernimmen

Qual é a temperatura de uma chama?
ISTOCK

Qual é a temperatura de uma chama?

Embora pareça uma pergunta simples, a temperatura da chama dependerá de muitos factores, a começar pelo combustível que lhe deu origem.

Noelia Freire

NOAM MILLER

Teste do espelho: Que animais o superam?

Entre os pouquíssimos animais que superaram o teste do espelho encontram-se o elefante asiático, a orca, a gralha… e até um peixe e uma serpente. No entanto, determinar se uma espécie tem autoconsciência não é assim tão simples.

Sergi Alcalde

MICHAEL O. SNYDER

Como está Petra a lutar contra as alterações climáticas

A cidade de 2.000 anos situada no deserto foi um cenário aventuroso para Indiana Jones, mas agora a seca, as cheias e as tempestades de areia estão a pô-la em perigo. A tecnologia ancestral poderá ser essencial para a sua sobrevivência.

Andrew Curry

Nas bancas: Edição Especial "Fátima"

Nas bancas: Edição Especial "Fátima"

Com coordenação científica de Marco Daniel Duarte (Academia Portuguesa da História) e José Eduardo Franco (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta), este dossier da National Geographic oferece uma visão de conjunto da história, da espiritualidade, dos protagonistas e dos processos de globalização de Fátima.

Maio de 1915: A história do naufrágio do “Lusitania”
HULTON ARCHIVES / GETTY IMAGES

Maio de 1915: A história do naufrágio do “Lusitania”

Vítima da guerra submarina, o transatlântico “Lusitania” foi afundado perto da Irlanda por um torpedo alemão pelas 14h00. Quase 1.200 pessoas morreram – mais de metade das que iam a bordo.

Ainhoa Campos Posada

Salomão e a Rainha de Sabá, a história por detrás da lenda

Salomão e a Rainha de Sabá, a história por detrás da lenda

Salomão, filho de David e seu sucessor no trono de Israel, recebeu a visita da rainha de Sabá, desejosa de conhecer o soberano. A Bíblia relata este encontro, entre a história e a lenda, que tem como pano de fundo o Próximo Oriente no século X a.C.

Francisco del Río Sánchez