Viagem e Aventuras

Fotografias: Escalar o Everest Ao Longo do Tempo

Recordamos os pontos altos e baixos da longa história de escaladas da emblemática montanha.

Por Peter Miller

Edmund Hillary, neozelandês, e Tenzing Norgay, xerpa do Nepal, foram os mais fortes e mais experientes alpinistas por entre neve e gelo na expedição britânica de 1953.

Depois de a primeira equipa ter sido forçada a voltar para trás, Hillary e Tenzing, que constituíam a equipa de apoio, atingiram o cume às 11 h 30 min do dia 29 de maio. Para celebrar, Hillary estendeu a mão a Tenzing para o tradicional aperto de mão, mas Tenzing envolveu Hillary num forte abraço de alegria com palmadas nas costas.

Ainda a grande distância do cume sul coberto de neve, os membros da Expedição Americana ao Monte Evereste em 1963 atravessam a vertente vertiginosamente inclinada do monte Lhotse vizinho a uma altitude de 7620 metros. Acompanhado pelo xerpa Nawang Gombu, Jim Whittaker tornou-se o primeiro americano a atingir o verdadeiro cume no dia 1 de maio seguindo pela agora conhecida rota do Colo Sul. Três semanas depois, Willi Unsoeld e Tom Hornbein subiram pela trabalhosa Cadeia Ocidental.

Em preparação para “um pequena guerra contra uma grande montanha”, nas palavras do líder da expedição Norman G. Dyhrenfurth, em fevereiro de 1963, um exército de mais de 900 carregadores atravessa uma ponte feita de troncos de árvores em fila indiana e realiza uma caminhada de 298 quilómetros até ao Monte Everest. Com 27 toneladas de mantimentos às costas em apoio à primeira tentativa americana de chegar ao topo, os carregadores estendiam-se numa fila de 6,4 quilómetros.

Em 1979, caminhantes no principal trilho do Monte Everest passam pelo deslumbrante monte Ama Dablam, cujo cume se encontra a 6865 metros. Próxima paragem do trilho: Mosteiro Tengboche, onde a maioria dos xerpas e muitos montanhistas param para uma bênção do lama superior.

Em júbilo por ter atingido o cume do Monte Evereste, com 8850 metros de altura, o alpinista alemão Hubert Hillmaier agita uma bandeira no ar rarefeito no dia 14 de outubro de 1978. Integrado numa expedição franco-alemã, Hillmaier subiu pela Cadeia Ocidental com os compatriotas Sepp Mack e Hans Engl. Engl fez a escalada sem garrafa de oxigénio, seguindo o exemplo do italiano Reinhold Messner e do austríaco Peter Habeler, que tinham sido os primeiros a fazê-lo, em maio de 1978.

Membros da Expedição Altitude Everest 2007 atravessam um campo coberto de neve a caminho da vertente norte do Monte Everest. O objetivo era seguir a mesma rota do alpinista britânico George Mallory, que desapareceu no alto da montanha, em 1924, com a sua parceira Sandy Irvine. Em 2009, Conrad Anker, líder da expedição de 2007, descobriu o corpo de Mallory no Everest a uma altitude de 8230 metros. O corpo de Irvine ainda não foi descoberto. Também ainda não se sabe se Mallory e Irvine atingiram o cume.

Um alpinista atravessa uma estreita ponte gelada na Cascata de Gelo de Khumbu, em 2012. Frequentemente descrita como uma das passagens mais perigosas durante a escalada pela rota tradicional da Cadeia Ocidental, a cascata é uma mistura inconstante de blocos de gelo do tamanho de casas no sopé em desintegração do Glaciar Khumbu, não muito longe do acampamento de base do Everest.