Descubra os Novos Lugares Património Mundial da Humanidade da UNESCO

Desde mosteiros sagrados erguidos nas montanhas a cordilheiras vulcânicas luxuriantes, estes espaços de cultura e de natureza foram reconhecidos pelo seu excecional valor para a humanidade.sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Na primeira semana de julho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura reuniu-se em Manama, no Bahrein, para a 42.ª sessão, anual, do Comité do Património Mundial. Representantes de 21 estados membros foram incumbidos de eleger novos lugares para integrar a lista do Património Mundial da Humanidade, acompanhar a conservação dos lugares atuais e rever a lista do Património Mundial da Humanidade em Risco.

Os nomeados devem cumprir com um dos dez critérios, seis de cariz cultural e quatro de pendor natural, que vão desde as paisagens com maior biodiversidade do planeta às manifestações artísticas com significado universal.  Este ano, o comité distinguiu 19 novos lugares pelo seu “excecional valor universal”, ampliou as fronteiras de Central Sikhote-Alin, uma reserva da biosfera russa, e retirou a barreira de coral de Belize da lista do Património Mundial da Humanidade em Risco.

“O Património Mundial da humanidade é o legado que herdámos do passado, aquilo com que vivemos hoje e aquilo que passaremos às gerações futuras”, segundo uma declaração de intenções da UNESCO. “O nosso património cultural e natural são uma fonte insubstituível de vida e inspiração.”

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com.

Continuar a Ler