Uma Família Perseguida por Chitas Põe em Evidência os Perigos nos Parques de Vida Selvagem

Uma família, incluindo uma criança, escapou à perseguição de duas chitas num parque de vida selvagem na Holanda. Veja o vídeo.Friday, May 25, 2018

Por Stephen Leahy

Uma família com uma criança pequena teve de se refugiar no interior de um automóvel, quando duas chitas perseguiram os seus elementos no Parque de Safaris de Beekse Bergen, na Holanda. Felizmente, as chitas não estavam com fome, mas procuravam apenas proteger o seu território, afirmou o diretor do parque Niels de Wildt, em declarações a uma estação de rádio holandesa.

VEJA: Como as Chitas Cuidam das Suas Crias

“Como pai, quando vi aquela criança pequena no vídeo… Temi pelo que poderia vir a seguir”, disse Luke Dollar, um biólogo de conservação e um explorador da National Geographic, que é também professor na Universidade de Catawba. As pessoas esquecem-se que os grandes felinos são predadores no topo da cadeia e para eles nós, humanos, somos presas, afirmou Dollar.

O vídeo mostra uma família de cinco elementos, incluindo uma criança de tenra idade, sobre uma elevação coberta de relva, na orla da estrada, a uns bons 27 metros de distância de um veículo automóvel, num parque de vida selvagem, onde vagueiam, habitualmente e de forma livre, um grupo de chitas. A família tinha acabado de passar de carro pelo grupo, que descansava sob a sombra de uma árvore, quando alguns dos seus elementos decidiram sair do veículo, ignorando a presença dos felinos e dirigindo-se a uma zona para observar algo que lhes terá despertado a atenção. As chitas rapidamente se aperceberam da presença humana e lançaram-se na direção da família, rosnando agressivamente, enquanto perseguiam os seus elementos, que, em pânico, tentavam a custo alcançar o veículo.

ver galeria

Felizmente, ninguém sofreu ferimentos. O desfecho poderia ter sido diferente, se os protagonistas tivessem sido outro tipo de felídeos. As chitas não são uma espécie de felinos agressiva como os leões, os leopardos ou os tigres, disse Laurie Marker, fundadora e diretora executiva do Fundo de Conservação para a Chita, na sigla inglesa CCF. “As chitas são curiosas e tendem a investigar situações pouco comuns, que ocorram no seio do seu habitat”, afirmou Marker.

Marker sublinhou que foi uma sorte nenhum membro desta família ter sofrido ferimentos, em face do seu comportamento. “Se refletirmos sobre o assunto, nunca vale a pena expormo-nos, a nós e crianças pequenas, a situações de risco”, afirmou.

Há dois anos, uma mulher saiu do carro no Parque de Vida Selvagem de Badaling, na China, sem um objetivo em particular, quando foi atacada por um tigre. A mulher ficou muito maltratada e a mãe, que, rapidamente, acudiu em seu socorro, acabou por ser morta por outro tigre.

À semelhança dos parques onde se realizam safaris, o parque holandês dispõe de sinalética em vários idiomas, que informa os visitantes sobre a proibição de sair dos respetivos veículos automóveis. E, ainda assim, as pessoas ignoram os avisos. Todos os anos são registadas ocorrências de pessoas feridas ou mortas em parques de vida selvagem, que se expõem a situações de risco, na esperança de conseguirem uma boa fotografia ou uma selfie. Em 2015, uma turista americana foi morta por um leão na África do Sul, enquanto tirava fotografias através da janela aberta de um jipe, no Parque de Leões e Safari, perto de Joanesburgo. O parque adverte os turistas sobre a necessidade de manter as janelas, permanentemente, fechadas.

VEJA: As Selfies de Animais Mais Espetaculares

Algumas atrações de vida selvagem permitem inclusive a alimentação de animais perigosos, tais como ursos, através das janelas abertas dos automóveis, como mostra este vídeo filmado no Parque de Vida Selvagem de Badaling, em Pequim. Felizmente, ninguém se magoou naquele dia.

“Eu tenho sentimentos contraditórios sobre os safaris nos parques de vida selvagem”, afirmou Dollar. Muitas vezes é a única forma das pessoas conhecerem de perto os grandes felinos e outros animais selvagens, mas estes animais não devem retirados do seu habitat, afirmou.

As pessoas devem ter pela vida selvagem o respeito que ela merece, disse Dollar. A família do Parque de Safaris de Beekse Bergen teve sorte de escapar apenas com um susto, acrescentou.

+ sobre chitas

Continuar a Ler